Get To Know The Alumni – Tiago Caetano

Calculo que muitos pensem e que o ingresso na LisbonPH pouco acrescente ao Curriculum Vitae de alguém que pretenda seguir a carreira de investigação científica e é com o intuito de desmistificar este pensamento que escrevo o meu testemunho, como alumnus da Júnior Empresa da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

No panorama atual, o investigador do futuro deverá não só ter aprofundados conhecimentos teóricos, experiência laboratorial, um bom nível de comunicação e redação, principalmente em inglês, mas também ser muito criativo, capaz de estabelecer uma rede de contactos, estar disposto a colocar-se sempre à prova e a enfrentar o mundo. É ainda visto como um plus o facto de dominar as ferramentas informáticas que se encontram em constante evolução e, no caso de algumas áreas científicas em específico, os conhecimentos de programação são uma enorme mais-valia.

Foi com este intuito que em 2014 me candidatei ao Departamento Científico (atualmente, Departamento de Inovação e Científico) da LisbonPH, onde desempenhei as funções de direção durante dois anos. A filosofia de “learning by doing” seguida pela LisbonPH permitiu-me desenvolver bastantes capacidades que não nos são ensinadas na academia e que considero cada vez mais importantes no mercado de trabalho atual. Entre elas, desenvolvi as capacidades de comunicação, de gestão de equipas e de estabelecimento de contactos; as capacidades de escrita e análise de texto, ao produzir e rever todo o conteúdo científico pelos diversos departamentos da Júnior Empresa, foram melhoradas, quer em português quer em inglês; a gestão das plataformas web permitiu-me melhorar a minha componente informática, entre outros.

Desde a conclusão do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas que tenho trabalhado na área de investigação científica relacionada com a toxicologia do mercúrio, tendo desempenhado funções em França pelo período de um ano e mais recentemente voltei às origens, à FFULisboa, onde estudo os mecanismos moleculares da toxicologia do mercúrio.