A LisbonPH e a Investigação Científica na FFULisboa

A LisbonPH é uma empresa jovem constituída por estudantes do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUlisboa).

Uma das principais funções da LisbonPH é organizar eventos científicos tendo dado, desde a sua formação, um contributo fundamental para o sucesso de várias reuniões científicas realizadas na FFULisboa.

Para além da sua capacidade empreendedora, a LisbonPH tem tido um papel crucial na iniciação à Investigação Científica dos alunos do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da FFULisboa, fomentando a integração dos jovens estudantes pré-graduados nos grupos de investigação científica do Instituto de Investigação do Medicamento (iMedULisboa), onde estão incluídos a maioria dos docentes da FFULisboa.

O interesse dos jovens da LisbonPH pela Investigação Científica foi mais longe e em 2016 criaram a “Bolsa LisbonPH”, destinada a apoiar a Investigação dos alunos dos Mestrados do 2º ciclo de estudos lecionados na FFULisboa, com vista à elaboração das dissertações de Mestrado.

Tive oportunidade de acompanhar a “Bolsa LisbonPH” desde o início, quando foram estabelecidos os critérios de seleção, até à sua atribuição. Pude observar o grande rigor com que os jovens da LisbonPH conduziram o processo e a enorme preocupação que tiveram em estabelecer critérios justos que me levaram a confiar ainda mais nas novas gerações de Farmacêuticos. Por tudo isto acho que a equipa da LisbonPH está de parabéns e merece todo o apoio dos docentes da FFULisboa.

Nas palavras da vencedora da Bolsa da LisbonPH, Ana Poim: “temos um país de grandes investigadores e com grande potencialidade para a ciência, mas muitas vezes não existe interesse em ajudar a ciência a evoluir.
É cada vez mais necessário que tanto para os alunos interessados a prosseguir investigação, quer para os investigadores interessados em novos projetos, que exista um apoio para atingir esses objetivos.”

Para além disto, na opinião da mesma, “sem estes apoios, a bolsa da LisbonPH é uma oportunidade e um incentivo para os alunos de mestrado poderem desenvolver a sua tese e ter apoio na investigação. Iniciativas como estas são importantes para estimular os alunos a prosseguirem os seus estudos e ganharem gosto pelo trabalho de investigação. Gostaria que a LisbonPH continuasse a desenvolver iniciativas com este objetivo assim como a apoiar a investigação na Faculdade e no País.”

Ana Poim, vencedora da Bolsa LisbonPH
Prof. Maria José Umbelino, FFULisboa