QUER GANHAR UMA INSCRIÇÃO GRÁTIS NUM CURSO DA TIMU?

Hoje vimos lançar-vos um desafio: a resolução de um caso prático de aconselhamento.

O objetivo deste exercício é treinar um atendimento de excelência, focado no Cliente, procurando maximizar a sua satisfação com a oferta de uma solução completa e abrangente, capaz de surpreender e “Encantar para Fidelizar”!

O Desafio: Joana, 35 anos, saudável, vai à farmácia pedir um conselho para tratar uma síndrome alérgica sazonal.

As respostas vão ser analisadas pela TIMU e a melhor proposta de aconselhamento será premiada com a oferta da inscrição num curso da TIMU, a utilizar até final de 2018.

A resposta ao desafio deve incluir:

  • Uma proposta de abordagem ao Cliente, com frases exemplificativas;
  • As perguntas a colocar ao Cliente;
  • A solução completa, com os produtos que melhor respondem ao conselho solicitado;
  • Os argumentos mais poderosos a utilizar;
  • As principais recomendações a fazer;
  • As ações e frases de fidelização e despedida.

As respostas devem ser enviadas para: formacao@timu.com.pt / Assunto: desafio “Encantar para Fidelizar 2018”

Ao trabalho! E Boa Sorte! 😉

Reinventar a Farmácia do séc. XXI

Todos reconhecemos os enormes desafios que se colocam atualmente ao setor das farmácias. Reinventar a Farmácia, mantendo a postura de dedicação e serviço à população que historicamente caracteriza o setor, é certamente o caminho que todos os farmacêuticos gostariam de seguir.

A redução dos preços e das margens dos medicamentos, nomeadamente dos medicamentos genéricos, provocou uma queda acentuada na contribuição dos MSRM para o rendimento das farmácias. Isto forçou a procura de uma compensação que, por sua vez, criou oportunidades para o crescimento de categorias mais competitivas, como as dos MNSRM e dos Produtos de Saúde e Bem Estar (PSBE). Estas categorias, proporcionando excelentes oportunidades de crescimento da rentabilidade, sofrem da pressão de outros players do mercado, mais competitivos.

As vantagens competitivas da concorrência decorrem de fatores como a escala, o nível de especialização e a sofisticação das ferramentas associadas ao negócio. Esta sofisticação prende-se com o domínio do uso das tecnologias, o conhecimento do perfil do cliente associado à utilização de técnicas avançadas de CRM, políticas promocionais agressivas, equipas profissionais de gestão a todos os níveis e uma cultura comercial apoiada numa vivência de mercado concorrencial.

Como resposta a estes desafios, é vital para a Farmácia a abertura ao mundo digital, criando experiências de compra “ao balcão” e “à distância” que assegurem desde já as preferências dos consumidores mais jovens. Alargar o posicionamento da farmácia para áreas relacionadas com o bem-estar constitui um evidente potencial de crescimento para o negócio, alinhado com as Megatrends atuais.

No “regresso” à nossa postura histórica, a aposta numa experiência de compra diferenciadora, baseada numa expertise reconhecida e valorizada pelo Cliente, pode contribuir decisivamente para a sua satisfação e colocar a Farmácia no seu Top of Mind, como canal para as decisões de compra relacionadas com saúde, beleza e bem-estar. Assim sendo, oferecer novas soluções de compra aos Clientes, baseadas em facilidade, disponibilidade, comodidade, atendimento personalizado e rapidez tem que fazer parte das opções da Farmácia moderna e sofisticada. Por aí passam as soluções multicanal, com especial atenção ao mobile, omnipresente na vida das pessoas, que permitirão seduzir o Cliente do futuro.

– Dra. Leonor Couras e Eng. Helena Couras

“Oh menina, é um penso macaco, sff…!”

Quem nunca ouviu pedir um “Penso Macaco” ao balcão de uma farmácia, não conhece os desafios incríveis deste mundo louco dos boticários!

A farmácia continua a ser, na aldeia ou na cidade (sim, porque as cidades não são mais do que um conjunto de pequenas aldeias encaixadas na mesma rua), o ponto de encontro de muitas vidas, segredos confessados, desabafos sofridos, alegrias partilhadas.

E por que nos procuram as pessoas? Porque confiam em nós. Porque nos reconhecem como especialistas. Porque sabem que temos sempre uma boa resposta para lhes dar, os conselhos certos e os sorrisos amáveis para oferecer. Porque nós percebemos do ofício e “descobrimos” sempre tudo. Até quais são os comprimidos brancos da caixa amarela para a tensão, que afinal são azuis, vêm numa caixa verde e são para o colesterol!

Podiam resolver sozinhos, ouvir outras opiniões, procurar outros locais. Mas escolhem “a minha farmácia”, como eles próprios dizem.

O que é que esta história tem a ver com a TIMU?

Entregar a tarefa de formação profissional, a valorização do nosso capital humano, a quem sabe o que faz, sabe fazer bem, está atualizado sobre o que se passa no mundo da farmácia, do Coaching, da PNL, e está disponível e preparado para dar as soluções adequadas a cada cliente, garantindo resultados práticos e mensuráveis, é a escolha certa a fazer.

Por que nos fidelizamos a uma farmácia? Muito simples. Porque confiamos. E quando lá entramos sabemos que estamos bem entregues! É também por isso que escolhendo a TIMU sabe que está em boas mãos. É possível entrar numa nova dimensão e a TIMU pode ajudar.

Ah! O “penso macaco”, já descobriu o que é?

– “Oh Sr. Correia, Penso Macaco!?!… … não será um Emplastro Leão? …

– É isso mesmo, Menina! Enganei-me no animal! O que vale é que vocês sabem sempre tudo!”

– Dra. Leonor Couras e Eng. Helena Couras

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