Como viajar com mais saúde?

Viajar pode ser uma das mais fantásticas experiências que temos ao nosso dispor. Não é por acaso que o termo “wanderlust”, que significa desejo de viajar, está tão na moda hoje em dia. Desde antigas cidades incas às modernas cidades japonesas, aos safaris pelo Quénia, passando pelas ilhas paradisíacas da Indonésia, existe um mundo à nossa espera. Mas cada um destes destinos tem os seus riscos para os viajantes e é neste contexto que surge a Medicina do Viajante. Ninguém quer ver a sua viagem arruinada por um problema de saúde.

A Medicina do Viajante é uma área médica que promove a prevenção e tratamento de doenças associadas a viagens, procurando proteger a saúde dos viajantes. Desde o ébola, ao sarampo, passando pelo vírus Zika, muitas são as doenças que colocam em risco os viajantes, não esquecendo as mais comuns “diarreias do viajante” e picadas de insetos. É, por isso, uma área da Medicina em atualização diária. Veja-se os surtos que repetidamente vemos nas notícias.

Para melhor proteger a saúde dos viajantes, existe uma consulta específica – a Consulta do Viajante – útil antes de viajar e após regressar do seu destino. Durante uma consulta são discutidos vários temas como os cuidados a ter para evitar picadas de insetos, cuidados com alimentação e bebidas, os sintomas das doenças mais comuns e como se proteger delas, entre outros assuntos. É também uma oportunidade para rever os problemas de saúde do viajante e o seu impacto na deslocação e atualizar as suas vacinas.

Por estes motivos, é uma consulta personalizada, que leva em consideração o perfil do viajante (mais aventureiro? mais precavido?), a sua experiência prévia (é a primeira vez que vai para o sudeste asiático ou é um conhecedor da região?), os seus planos (vai fazer desportos radicais ou prefere descansar à beira-mar?), entre outras questões mais relacionadas com a saúde individual (doenças crónicas, alergias, limitações funcionais) e questões pessoais.

É difícil dizer quais são os destinos que justificam uma consulta do viajante. Existem destinos geralmente considerados mais seguros do ponto de vista de saúde (EUA, Canadá, Europa Ocidental, Austrália, Japão, Nova Zelândia) e outros mais arriscados. Mas qualquer destino, nas circunstâncias certas, pode justificar uma consulta do viajante. Por isso, fale com um especialista em Medicina do Viajante ou tire as suas dúvidas em drtravel.pt.

Boa viagem!

Luís Guedes

Médico com pós-graduação em Medicina do Viajante e Fundador da Plataforma Online Dr. Travel