Get To Know The Alumni – Guilherme Lopes

De acordo com o relatório “Future of Jobs” do World Economic Forum, a capacidade de resolver problemas complexos, o pensamento crítico e a criatividade representam as 3 características que serão mais procuradas pelos futuros empregadores a partir da próxima década. No entanto, para os jovens que durante anos se preparam para abordar o mercado de trabalho, nem sempre é fácil desenvolver estas competências durante o seu percurso académico. Foi algo com o qual também me deparei enquanto estudante do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas.

Claro que, verdade seja dita, por vezes até os problemas complexos das químicas farmacêuticas me obrigavam a utilizar a criatividade como último recurso, naquelesinstantes finais de um exame em que a 3,4-dihidroxi-feniletanamina está “aos saltos” e o pensamento é tudo menos crítico. Mas faltava aqui uma experiência mais enriquecedora e diferenciadora!

Nesse âmbito, felizmente tive a oportunidade única de complementar estas lacunas ao fazer parte universo do empreendedorismo juvenil quando ingressei na júnior empresa da FFULisboa – a LisbonPH.  Aqui, durante três anos, pude acompanhar as dificuldades diárias da gestão de uma empresa em crescimento exponencial e contribuir para impactar positivamente o desenvolvimento da mesma, enquanto aprendi a trabalhar em equipas e colaborar com mentalidades e personalidades diferentes da minha o que considero cada vez mais valioso.

Tendo um enorme interesse pela gestão e marketing em saúde, ter feito parte do departamento de marketing da LisbonPH foi sem dúvida uma grande mais-valia enquanto estudante. Possibilitou-me adquirir não só inúmeros conhecimentos estratégicos, como desenvolver vertentes comunicacionais ao mesmo tempo que enriquecia a minha perspetiva sobre o sector da saúde, onde pretendia iniciar a minha carreira.

Foi na LisbonH que, sob o mote do “learning by doing”, pude arregaçar as mangas e, com a equipa, criar campanhas de marketing para promover os cursos e eventos da LisbonPH junto de profissionais de saúde, com recurso a marketing digital.  Ainda que completamente fora do nosso background, orgulho-me de termos implementado de raiz na LisbonPH ferramentas de email marketing e da nossa interação diária com milhares de profissionais de saúde através dos nossos canais de social media que foram crescendo exponencialmente. Neste período, desenvolvemos mais de 60 projectos, tendo oferecido formações e-learning e eventos presenciais a mais de 2000 participantes que viam nos nossos programas uma forma flexível e acessível de se manterem atualizados, com fim a prestarem um serviço de excelência às populações.

Creio ter sido o desenvolvimento de algumas destas competências chave que me possibilitou ingressar na indústria farmacêutica. Iniciei o meu percurso profissional através de um estágio no departamento de marketing da Novartis na área da oftalmologia, onde, após um ano, passei a desempenhar funções como Gestor de Projectos júnior na mesma unidade, colaborando no lançamento de um novo produto para o mercado hospitalar.

Afinal de contas, sempre houve uma razão para o mote da LisbonPH “pelo desenvolvimento profissional de saúde do futuro, empreendedor, criativo e multidisciplinar”.