Comunicação e Gestão de Más Notícias em Cuidados Paliativos
A comunicação e gestão de más notícias em cuidados paliativos é um assunto muito relevante na área da Saúde, pelo impacto que pode ter na pessoa, na sua família e nos Profissionais de Saúde.
Os cuidados paliativos constituem o cuidado holístico ativo prestado a indivíduos de todas as idades com sofrimento intenso devido a doenças graves, e especialmente dirigido àqueles que estão próximos do final da vida. Tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas, das suas famílias e dos seus cuidadores (International Association for Hospice and Palliative Care, 2019). Ainda existe uma errada associação entre os cuidados paliativos e a morte próxima, o que não constitui a realidade, pois estes cuidados devem ser integrados precocemente na trajetória da doença (World Health Organization, 2002).
Ao longo do processo de doença surgem más notícias, que não se cingem ao diagnóstico e prognóstico, mas antes englobam toda a informação que tenha um impacto negativo na pessoa e família, contribuindo para a mudança das suas perspetivas relativamente ao futuro, com consequências significativas para os mesmos (Buckman, 2005). A má notícia é então algo subjetivo, pois depende da forma como a pessoa e a sua família a interpretam (Travado & Reis, 2015; Alvarenga, 2022), o que depende das suas vivências e também do contexto cultural onde se inserem (Kpanake, Igier & Sastre, 2019).
A necessidade de transmitir e gerir uma má notícia pode ter impacto nos Profissionais de Saúde, desencadeando insegurança, frustração, impotência, desconforto, angústia, ansiedade e o receio de se identificar com a situação e de não saber gerir as emoções da pessoa e família (Buckman, 2005; Ferreira & Alves, 2019; Amorim et al., 2021).
O conhecimento aprofundado dos profissionais sobre a pessoa e família, o trabalho em equipa efetivo, a formação contínua sobre comunicação e a utilização de protocolos são identificados na literatura como aspetos cruciais para a eficácia da transmissão e gestão de más notícias à pessoa em situação paliativa. O protocolo de Buckman (2005) é um dos instrumentos mais conhecidos que estabelece linhas orientadoras e auxilia os Profissionais na transmissão e gestão de más notícias, desde que devidamente adaptado aos contextos. É também conhecido por S-P-I-K-E-S, em que cada letra se refere a cada etapa do processo:
- Setting – preparar o ambiente e planear a entrevista: conhecer a situação, manter a privacidade, envolver a família se a pessoa o desejar, mostrar disponibilidade, tranquilidade na comunicação e escutar ativamente;
- Perception – avaliar a perceção da pessoa e da família: compreender o que a pessoa e família sabem sobre a situação, estar atento ao vocabulário e linguagem utilizados de modo a adequar a comunicação;
- Invitation – compreender o que a pessoa e a sua família querem saber ou estão
preparados para saber e respeitar;
- Knowledge – fornecer a notícia: primeiro dar “tiros de aviso”, evitar terminologia técnica, fracionar a informação e só avançar com mais se a pessoa compreender o que está a ser dito;
- Empathy – validar e responder às emoções da pessoa e da sua família: dar espaço para a expressão de emoções, ser empático, escutar ativamente, identificar a causa da emoção e validar a expressão emocional da pessoa;
- Strategy – estratégia e resumo: certificar-se da compreensão da pessoa quanto ao conteúdo da informação, validar esta compreensão ao longo da interação e, no final, antes de terminar, realizar um resumo/sumário da informação, dar espaço para dúvidas, esclarecer e planear os próximos passos de acompanhamento.
Professora Doutora Patrícia Vinheiras Alves – Professora Coordenadora na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa