Get to Know the Alumni – Catarina Fialho Vicente

Sempre fui do contra. Nunca soube bem o que queria, mas sempre soube o que não queria. Ser cantora, bailarina ou atriz nunca foi uma ambição. A área da Saúde cativou, desde cedo, o meu interesse. A mente e motivação humanas e a preservação e garantia da saúde e bem-estar eram o meu top 2. Durante muitos anos suspeitei que seria psiquiatra, mas a ausência de uma média de 18 valores impossibilitou-me e em 2016 entrei em Psicologia Clínica na Universidade Clássica de Lisboa… não correu bem, Humanidades não era a minha ‘’cena’’. E, de empurrão, nesse mesmo ano e na terceira fase, entrei em Ciências Farmacêuticas.

Os meus primeiros dois anos no MICF foram passados pelos pingos da chuva. Não estava a adorar o curso em si, nem de perto nem de longe, mas estava muito ocupada a fazê-lo para me preocupar com o que seria a minha carreira a longo prazo (sou uma privilegiada pela postura inocente, confiante e positiva com que encaro a vida).

Motivada por valores dinâmicos, empreendedores, inovadores e multidisciplinares, tropecei (literalmente) na LisbonPH no início do meu terceiro ano (os stands da LPH em 2018 não eram o que são hoje). A escolha do Departamento foi um mix entre Comercial e Vendas, Projetos e Marketing, mas Comercial e Vendas conquistou primeiro o meu instinto.

Gostava muito de não ser clichê, mas acho que vai ter de ser. A LisbonPH foi a orientação e motivação que eu procurava e que tinha perdido há dois anos atrás. Aqui conheci as pessoas mais empreendedoras, ambiciosas, inovadoras e talentosas com que já me cruzei (exageros à parte). Estas pessoas desenvolviam projetos reais, com empresas reais e tinham volumes de negócios acima dos cem mil euros. Por muito tempo não acreditei que acontecesse mesmo. E por síndrome da imitação de quem admiramos, investi em mim e no meu desenvolvimento até atingir o que nunca pensei ter capacidades ou coragem para atingir. Ter a oportunidade de apresentar uma candidatura internacional em Bruxelas em representação da LisbonPH, gerir diariamente uma equipa de 50 membros, participar ativamente no seu desenvolvimento e crescimento e construir amizades (certamente duradouras) baseadas na admiração mútua e desenvolvimento contínuo, foram coisas que nem a minha postura inocente ou confiante perante a vida julgavam existir.

Perguntam-me muitas vezes qual foi o meu maior desafio durante o meu mandato na presidência da LisbonPH, e eu respondo sempre as mesmas três coisas: as pessoas, as pessoas e as pessoas. Não foram as tarefas, as candidaturas ou os projetos com os clientes mais difíceis, foram as pessoas e a capacidade de decifrá-las, conquistá-las e motivá-las. Perguntam-me o que foi mais gratificante e respondo sempre as mesmas três coisas: as pessoas, as pessoas e as pessoas.

O meu percurso pelo mercado de trabalho não é longo (quando digo comumente que tenho 23 anos ou que nasci em 1998 não acreditam e dizem que isso já não existe). Relativamente à Indústria Farmacêutica, e ainda durante o meu percurso académico, estagiei na Pfizer Portugal no Departamento Médico enquanto Medical Affairs na área de Medicina Interna e Doenças Raras. E desde junho de 2021, trabalho no Departamento de Marketing da AstraZeneca Portugal enquanto Oncology Marketing Trainee. Continuo a ser muito desafiada e a aprender muito por pessoas que admiro muito. Sabemos que estamos no caminho certo quando acreditamos que somos melhores que ontem, e eu acredito que sim.

Obrigada,

Catarina Fialho Vicente