Get to Know the Alumni – Margarida Lopes Godinho

Margarida Lopes Godinho. 23 anos. Alumni LisbonPH. Alumni Movimento Júnior.

Ser muito mais que farmacêutica foi um caminho que começou cedo, porque o objetivo na verdade nunca foi ser farmacêutica, mas sim aproveitar o máximo de oportunidades que conseguisse e que me fizessem crescer e descobrir.

Aos 18 anos tive o grande dilema com que todos os jovens se deparam, a escolha do curso! Disse aos meus pais que a faculdade não me cativava e que o meu objetivo seria abrir uma empresa. Claro que, como pais preocupados que são, não iam deixar tal acontecer e, passado duas semanas, sugeriram-me o curso de Ciências Farmacêuticas com o argumento de que poderia abrir uma empresa de batons. Sem pensar muito no assunto, aceitei, e em setembro de 2016 está a FFUL a dar-me as boas vindas.

Passado 1 ano, recebo a chamada que mudou completamente o meu percurso: entrei na LisbonPH! Com o meu interesse pela componente empresarial e a mentalidade empreendedora, sabia que era a atividade extracurricular a escolher!

A LisbonPH tornou-se muito mais que um passatempo ou um “clube” para me divertir. Foi enquanto membro do Departamento Comercial e Vendas que escolhi esta Júnior Empresa para ser a minha prioridade no complemento aos estudos. Aprendi que os jovens têm o verdadeiro poder de fazer a mudança e é nas Júnior Empresas que esta vontade de fazer acontecer e inovar ganha audiência e visibilidade para percursos ainda verdes mas ambiciosos. A LisbonPH deu-me a conhecer mais sobre a forma como gosto de trabalhar e como interajo com os meus colegas de trabalho, consolidou os meus valores éticos e sustentáveis, e moldou a minha postura no contexto empresarial.

Da LisbonPH ao Movimento Júnior foi um saltinho. Fui fascinada pelas viagens, o networking e o sentimento adulto que essa experiência me dava, e voltei cheia de histórias para contar. Nesta altura já podia afirmar que vivia para o Movimento e os estudos é que eram o complemento a esta vida preenchida. Foi por este interesse notório e presença constante pela rede, que surgiu posteriormente a oportunidade de me tornar Project Manager do evento Junior Enterprises World Conference 2020, ou JEWC’20!

A verdade é que aos 22 anos já tinha bastante experiência que me trazia algum destaque: gerir projetos, gerir pessoas, gerir deadlines, prioridades, horários, saúde mental e emocional. Perguntem-me se custou, sim. Perguntem-me se foi cansativo, bastante. Perguntem-me se repetia, óbvio, e com ainda mais intensidade!

E como o que é bom não dura para sempre, também chegou a altura de mudar de trampolim. Cheguei há pouco tempo e é na L’Oréal que sou novamente aprendiz (afinal os meus pais não estavam assim tão longe da empresa de batons ahaha). Como vos disse, ao longo deste percurso fui definindo aquilo que mais me atraía, e foi na indústria cosmética que decidi começar o meu percurso a full-time já sem estudos para conciliar. Neste momento desempenho funções de Marketeer no Departamento de Visita Médica da Divisão de Cosmética Ativa da L’Oréal. Trabalho quatro marcas dermatológicas com o objetivo de tornar a sua comunicação fácil e apelativa ao público médico dermatologista, pediatra e de medicina geral e familiar.

Apesar de cheio, o meu percurso é curto e ainda agora começou. Sei que ainda me faltam objetivos por concretizar: quero trabalhar no estrangeiro, conhecer outros mercados de cosmética, estudar outras áreas e criar o meu próprio projeto, claro! A nível presente gosto e quero continuar a andar de patins nos meus tempos livres, a viajar sempre que possível, a partilhar bons jantares com amigos e a sorrir todos os dias!

Até breve,

Margarida Lopes Godinho