Saúde e Segurança no Trabalho
Perante a atual pandemia de COVID-19, é fundamental estabelecer condições de trabalho seguras e saudáveis para um trabalho digno. Torna-se ainda mais expressivo, uma vez que garantir a segurança e a saúde no trabalho é indispensável na gestão da pandemia e na capacidade de retomar o trabalho. Com o intuito de os empregadores estarem devidamente preparados, devem ter ao seu dispor um plano abrangente de preparação da resposta de emergência no local de trabalho, elaborado para fazer face a situações de crise de saúde e epidemias. Antecipando os desafios, os locais de trabalho podem estar mais bem preparados para desenvolver uma resposta rápida, coordenada e eficaz, adaptando as medidas à situação especÃfica de emergência que a empresa enfrenta.
Será necessário um acompanhamento contÃnuo das condições de saúde e segurança no trabalho e uma avaliação adequada dos riscos para garantir que as medidas de controlo relacionadas com o risco de contágio são adaptadas aos processos, condições de trabalho e caracterÃsticas especÃficas do trabalho desenvolvido durante o perÃodo crÃtico de contágio, bem como posteriormente, de modo a evitar recidivas.
Os empregadores têm a obrigação de assegurar, na medida do possÃvel, que os locais de trabalho são seguros e não apresentam riscos para a saúde, bem como tomar as medidas de proteção adequadas de forma a não constituÃrem perigo para a saúde dos trabalhadores. Os empregadores têm o encargo de fornecer, sempre que necessário, vestuário e equipamentos de proteção adequados para prevenir o risco de acidentes ou de efeitos adversos para a saúde. Seria ideal que todos os locais de trabalho tivessem dispositivos adequados de primeiros socorros e que fosse dada a devida formação tanto para todos os empregados, bem como para os empregadores, para saberem como atuar perante qualquer tipo de urgência, emergência e/ou pandemia.
Na perspetiva de Profissional de Saúde, advogo que, nos locais de trabalho, todos os seus utilizadores devam ter acrescido o incentivo a:
– Distanciamento Social – implementar medidas para mitigar os riscos, organizar o trabalho de forma a permitir o distanciamento fÃsico entre as pessoas.
– Higiene – fornecer desinfetantes à base de álcool, incentivar a lavagem frequente das mãos e reforçar a pertinência de se manter uma etiqueta respiratória adequada.
– Limpeza – promover hábitos de limpeza regular das superfÃcies de mesas e postos de trabalho, maçanetas, telefones, teclados e objetos de trabalho com desinfetante, assim como a desinfeção regular de áreas comuns.
– Estabelecer uma norma de resposta de saúde – Estimular os trabalhadores a adotarem comportamentos, atitudes que promovam o bem-estar de todos, especificamente, em caso de doença para não se deslocarem ao local de trabalho e alargar o acesso a licenças remuneradas por motivo de doença.
Os riscos de transmissão são mais elevados para alguns grupos profissionais, em especial para aqueles que estão na primeira linha ou estão em espaços de trabalho com uma elevada concentração de pessoas.
Devido à pandemia, as empresas no futuro, seguramente irão mudar as suas estratégias para garantir a segurança dos seus colaboradores.Â
-Enf. Diogo Soler Santos