XVI RECRUTAMENTO – Testemunhos do Movimento Júnior
JE Portugal – Junior Enterprises Portugal
Ser membro da LisbonPH é muito mais do que fazer parte de uma Júnior Empresa, é fazer parte de uma network que nos permite ir mais além através da ambição, dando-nos um conjunto de desafios que fazem a diferença no nosso desenvolvimento pessoal e profissional. Fazer parte do Movimento Júnior é fazer parte de algo que nos abre tantas portas quantas nós quisermos. E uma dessas portas é a JE Portugal, a Federação Portuguesa de Júnior Empresas, da qual tive o privilégio de fazer parte durante o mandato de 2020/2021 no cargo de Enlargement Manager.
Há experiências que acarretam memórias inesquecíveis e esta é uma delas por inúmeras razões! Não só por todas as competências que desenvolvi, desde espírito crítico, capacidade de liderança, organização e autodidatismo, como também por todas as pessoas com quem tive o prazer de contactar e estabelecer uma troca de best practices, pois além de trabalhar diariamente com a restante equipa da JE Portugal, pude contactar com muitas Júnior Iniciativas que me foram mostrando a sua evolução e crescimento através do compromisso e do trabalho em equipa. Não obstante, pertencer também a uma realidade além da minha Júnior Empresa, fez-me sentir ainda mais próxima de todo o Movimento Júnior Português e evoluir nos conhecimentos inerentes ao mesmo, sentindo uma evolução ainda mais exponencial enquanto Júnior Empresária.
Todos os dias, os Júnior Empresários lidam com situações inesperadas que os obrigam a ser flexíveis e a desenvolver skills de líderes e o embarque nesta experiência não foi diferente!
Marta Aiveca, Diretora do Departamento de Marketing
JE Europe – Junior Enterprises Europe
Olá futuros farmacêuticos,
Prontos para começar a escrever a história das vossas carreiras assim que acabarem o curso? E se a pudessem começar a escrever já nos próximos meses?
O meu nome é Rita Antunes, sou aluna do MICF e fui membro da LisbonPH de março de 2019 a junho de 2021. A vontade de ser mais proativa durante os meus anos académicos e a curiosidade de ingressar numa Júnior Empresa levaram-me a envolver-me neste conceito, sem grande pista do que realmente iria encontrar por detrás do blazer azul.
Vou ser clara na minha tentativa de vos mostrar o que é ser Júnior Empresário e membro da LisbonPH: se procuras desenvolver novas competências transversais ao curso, desenvolver novos projetos ideados por ti, passar pela experiência de liderar uma equipa, um departamento ou uma empresa – e perceberes como esta experiência e o folgo que ganhas são competências paralelas aos cargos das empresas no mercado do trabalho – não percas a oportunidade de o fazer neste curto espaço de tempo que tens na faculdade. É importante que sejas proativo e aqui consegues começar a dar os primeiros passos dentro do mundo farmacêutico, com as empresas com quem trabalhas e os contactos que conheces.
Em dois anos, assumi dois cargos diferentes dentro da LisbonPH, liderei uma equipa enquanto membro integrante da organização de um evento mundial e trabalho atualmente em Bruxelas, onde assumo o cargo de Secretária Geral da Junior Enterprises Europe, a Confederação Europeia de Júnior Empresas, que representa os Júnior Empresários a nível Europeu e os posiciona na sociedade – onde descubro todos os dias que as competências que ganham os distanciam dos outros alunos.
Boa sorte!
Rita Antunes, Secretary General na JE Europe
JE Global – Junior Enterprises Global
Sentir a necessidade de experimentar algo diferente do meu trabalho diário num contexto internacional foi o que mais me motivou a entrar na Junior Enterprises Global em janeiro de 2021. Foi uma surpresa quando percebi que o Movimento Júnior não se limita apenas a uma Júnior Empresa, mas que existem milhares de estudantes em todo o mundo que, como nós, se desafiam para se destacarem como futuros profissionais.
O Movimento Júnior é mesmo isto: é a oportunidade de poder aprender a trabalhar numa área que não faz parte daquilo que é o teu dia a dia na faculdade e sentires-te cada vez mais completo como profissional.
Ser Partnerships Manager na JE Global deu-me a possibilidade de contactar com empresas da área da consultoria e permitiu-me descobrir novas áreas de interesse pessoal, como a área de Parcerias e Public Affairs, onde ainda hoje continuo a desenvolver as minhas capacidades de soft e hard skills e a criar laços com pessoas de diferentes realidades e nacionalidades.
Helena Cammarata, Membro do Departamento de Projetos