Em Portugal, cerca de 400 mil indivíduos estão diagnosticados com insuficiência cardíaca, sendo hoje a principal causa de internamento hospitalar de pessoas com mais de 65 anos. Desta forma, este curso tem como objetivo compreender a importância desta doença, como abordar e agir na prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação no sentido de dar continuidade à formação dos profissionais de saúde, nomeadamente o papel do farmacêutico.

Focado na fisiopatologia da insuficiência cardíaca, este módulo pretende desenvolver competências gerais e específicas na classificação da insuficiência cardíaca, identificação das suas principais etiologias, descrição dos mecanismos fisiopatológicos que conduzem à insuficiência cardíaca e a identificação das principais manifestações clínicas, específicas e inespecíficas da patologia, completando a formação com uma contextualização anátomo-funcional.

Focado nos cuidados e prevenção, este módulo visa descrever o algoritmo adotado para o diagnóstico da insuficiência cardíaca, assim como a identificação dos principais fatores de risco e fatores preventivos da progressão da patologia. Além disto, pretende identificar as principais complicações e comorbilidades da insuficiência cardíaca, assim como as suas limitações no estilo de vida do doente.

Focado numa primeira parte da farmacoterapia, este módulo visa fazer uma introdução ao tratamento da insuficiência cardíaca, através da identificação das classes farmacológicas indicadas como primeira linha para o tratamento da patologia e as suas principais reações adversas. Pretende ainda descrever a farmacoterapia da insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida e fração de ejeção preservada.

Focado na segunda parte da farmacoterapia, este módulo pretende descrever as principais recomendações farmacoterapêuticas pelas guidelines terapêuticas mais utilizadas no tratamento da insuficiência cardíaca, assim como identificar as classes farmacológicas pouco recomendadas e contraindicadas no seu tratamento. Ainda no âmbito do tratamento da patologia, serão abordadas as principais interações medicamentosas em doentes com insuficiência cardíaca e os principais tipos de dispositivos médicos.

Focado no papel do farmacêutico, este módulo visa desenvolver as principais medidas de promoção e monitorização da adesão à terapêutica e prevenção de interações medicamentosas, assim como o processo de notificação das mesmas e das reações adversas. Este módulo encontra-se ainda focado nos tipos de cuidados farmacêuticos prestados a doentes com insuficiência cardíaca, assim como os principais critérios de referenciação médica do doente.

O curso e-Learning “Insuficiência Cardíaca” é ministrado em formato online, na plataforma Thinkific.

O participante poderá aceder aos conteúdos da formação a qualquer hora do dia, em função da sua disponibilidade.

​O participante não terá a possibilidade de efetuar o download dos materiais de formação, podendo no entanto ter acesso aos mesmos até a data de término do curso e-Learning.

​O curso é disponibilizado na íntegra, não sendo possível a inscrição em módulos individuais.

O curso e-Learning é constituído por 5 módulos, que abordam diferentes temáticas relacionadas com o tema geral do curso. No final de cada módulo poderá preencher um pequeno questionário de aferição de conhecimentos.

No final do curso terá que realizar o Teste de Avaliação Final, que determina a conclusão do mesmo, bem como a sua nota final.

O curso e-learning “Insuficiência Cardíaca”, constituído por 5 módulos e creditado pela Ordem dos Farmacêuticos em 3,78 CDP, é a melhor opção para todos os profissionais de saúde que pretendem alargar o seu conhecimento na área.

LisbonPH – Júnior Empresa da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa – é uma associação sem fins lucrativos fundada em dezembro de 2013, por um grupo de estudantes empreendedores, dinâmicos e com vontade de acrescentar valor à sua formação pessoal e profissional. A nossa visão é “Pelo desenvolvimento do Profissional de Saúde do futuro, empreendedor, criativo e multidisciplinar” e a nossa missão consiste na promoção e apoio ao empreendedorismo na área da Saúde e em toda a comunidade da FFUL.

Prof. Doutor Henrique Silva

Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (2011) e doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdad de Medicina da Universidade de Alcalá (2016). Atualmente frequenta o quarto ano do Mestrado Integrado em Medicina pela Universidade de Lisboa. É Professor Auxiliar Convidado na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, lecionando Fisiologia Humana e Fisiopatologia nos cursos de Ciências Farmacêuticas e Engenharia Biomédica e Biofísica. É Professor Auxiliar na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, lecionando Biofísica, Fisiologia e Fisiopatologia. É autor e co-autor de mais de trinta publicações em revistas científicas internacionais com revisão de pares, e de mais de cem comunicações em conferências científicas nacionais e internacionais.

QUER RECEBER TODAS AS NOVIDADES DA LISBONPH?

O pagamento é realizado diretamente na plataforma e-Learning Thinkific e após o mesmo poderá aceder logo ao curso.

Desde já, congratulamo-lo por ter terminado o curso e-Learning Insuficiência Cardíaca da LisbonPH, desejando que tenha desfrutado de uma excelente formação. Assim que possível, a equipa da LisbonPH enviar-lhe-á um e-mail com o seu certificado, no qual constará a classificação obtida, que valida a realização do respetivo curso.

Mensalmente, a equipa da LisbonPH procede à submissão da creditação dos participantes que finalizaram o curso e-Learning “Insuficiência Cardíaca, pelo que, após terminar o curso no qual se encontra inscrito, poderá ter acesso à creditação correspondente na sua área pessoal, na página da Ordem dos Farmacêuticos.

O curso e-Learning Insuficiência Cardíaca está aberto a inscrições até setembro de 2021. Após esta data, será dado um período de 6 meses para a conclusão do curso e submissão do teste de avaliação de conhecimentos.