início
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Temos vivido numa época onde a globalização e o avanço das mudanças tecnológicas criam volatilidade, incerteza, caos e ambiguidade. Onde a adaptabilidade, a pressão por alto desempenho, pouca tolerância ao erro e multitasking fazem parte integrante da nossa vida.

A situação exige, mais do que nunca, recursos cognitivos e emocionais para nos adaptarmos à mudança, potenciando a resiliência, a motivação e a criatividade, mas mantendo a saúde e o bem-estar. Estes são recursos necessários e urgentes a curto e a longo prazo para vivenciarmos e ultrapassarmos estes desafios do melhor modo.

Existe uma extensa evidência de que a prática de Mindfulness é efetiva na redução do stress, da ansiedade e da depressão. Os estudos indicam que os amplos benefícios da prática de Mindfulness sobre os domínios funcionais da atenção, cognição, emoção e comportamento podem influenciar os resultados fundamentalmente em três áreas-chave:

  • Bem-estar e resiliência;
  • Relações interpessoais;
  • Desempenho (tomada de decisão, adaptação à mudança, criatividade e inovação).

Temos vivido numa época onde a globalização e o avanço das mudanças tecnológicas criam volatilidade, incerteza, caos e ambiguidade. Onde a adaptabilidade, a pressão por alto desempenho, pouca tolerância ao erro e multitasking fazem parte integrante da nossa vida.

A situação exige mais do que nunca recursos cognitivos e emocionais para nos adaptarmos à mudança, potenciando a resiliência, a motivação e a criatividade, mas mantendo a saúde e o bem-estar. Estes são recursos necessários e urgentes a curto e a longo prazo para vivenciarmos e ultrapassarmos estes desafios do melhor modo.

Existe uma extensa evidência de que a prática de Mindfulness é efetiva na redução do stress, da ansiedade e da depressão. Os estudos indicam que os amplos benefícios da prática de Mindfulness sobre os domínios funcionais da atenção, cognição, emoção e comportamento podem influenciar os resultados fundamentalmente em três áreas-chave:

  • Bem-estar e resiliência;
  • Relações interpessoais;
  • Desempenho (tomada de decisão, adaptação à mudança, criatividade e inovação).

Pensado especialmente para...

Qualquer destinatário que tenha interesse, uma vez que não é direcionado a nenhuma profissão em específico. O mindfulness é certo para qualquer pessoa que pretenda ter uma melhor gestão dos seus pensamentos e emoções.

É um Curso e-Learning para qualquer destinatário que tenha interesse, uma vez que não é direcionado a nenhuma profissão em específico. O mindfulness é certo para qualquer pessoa que pretenda ter uma melhor gestão dos seus pensamentos e emoções.

sobre
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~ Objetivos ~

~ Objetivos ~

O Curso de Introdução ao Mindfulness tem como principal objetivo ajudar ao desenvolvimento de competências de inteligência emocional através de práticas de mindfulness. Foi desenhado de modo a potenciar os seguintes benefícios aos participantes:

O Curso de Introdução ao Mindfulness tem como principal objetivo ajudar ao desenvolvimento de competências de inteligência emocional através de práticas de mindfulness. Foi desenhado de modo a potenciar os seguintes benefícios aos participantes:

~ Metodologia e Duração ~

~ Metodologia e Duração ~

O curso é lecionado em formato online na plataforma Thinkific, perfazendo um total de 8 horas de formação, no qual terá acesso a diferentes tipos de recursos:

O curso é lecionado em formato online na plataforma Thinkific, perfazendo um total de 8 horas de formação, no qual terá acesso a diferentes tipos de recursos:

8 horas

Vídeos com o conteúdo teórico-prático com um total de 8 horas (aos quais poderá aceder a qualquer hora
do dia até ao encerramento do curso, sem possibilidade de fazer download).

90 minutos

Áudios de práticas guiadas, num total de 90 minutos (às quais poderá aceder a qualquer hora e com a
possibilidade de fazer 
download).

8 horas

Vídeos com o conteúdo teórico-prático com um total de 8 horas (aos quais poderá aceder a qualquer hora
do dia até ao encerramento do curso, sem possibilidade de fazer download).

90 minutos

Áudios de práticas guiadas, num total de 90 minutos (às quais poderá aceder a qualquer hora e com a
possibilidade de fazer 
download).

~ Conteúdo Programático ~

~ Conteúdo Programático ~

Este curso tem uma abordagem tanto teórica como prática, com a intenção de explorar as bases da inteligência emocional e do mindfulness e de experienciar diversas práticas formais e informais que possam ser facilmente integradas no dia a dia. 

Este curso tem uma abordagem tanto teórica como prática, com a intenção de explorar as bases da inteligência emocional e do mindfulness e de experienciar diversas práticas formais e informais que possam ser facilmente integradas no dia a dia. 

A qualidade da nossa atenção e presença altera a nossa experiência de vida. Sair do piloto automático e estarmos mais conscientes do momento presente e da nossa intenção, faz com que tenhamos uma vivência mais intensa e com que a nossa ação e impacto estejam mais de acordo com o que pretendemos. Neste primeiro módulo iremos fazer uma abordagem geral à prática de Mindfulness, desmistificando o conceito e entendendo a base neurocientífica da mesma. Falaremos sobre os diferentes tipos de prática e sobre os seus benefícios.

O autoconhecimento é a base fundamental para o desenvolvimento das restantes competências de inteligência emocional. Aprender a observar os pensamentos, emoções (e sensações físicas) sem nos identificarmos com eles, ajuda a uma melhor autorregulação e clareza. Uma autorregulação das emoções não significa evitá-las ou suprimi-las, mas aprender a trabalhar com elas de modo a que passemos da compulsão à escolha, principalmente em situações mais desafiadoras. Nesta sessão, e com o auxílio de algumas práticas, iremos aprender como podemos desenvolver a capacidade de autoconhecimento e autorregulação das nossas emoções.

Neste módulo, iremos falar sobre como podemos cultivar a nossa empatia e compaixão (empatia em ação) – o que se pode traduzir num maior bem-estar pessoal e numa redução de stress em situações sociais desafiadoras. Abordaremos ainda a comunicação consciente e atenta, que nos ajuda a criar uma maior conexão com o nosso interlocutor, permitindo expressar o que sentimos de forma mais clara, assertiva e segura, mas sem agressividade, medo ou culpa.

Reconhecer os nossos valores e intenções é fundamental para podermos desenvolver a nossa visão e os nossos objetivos. Aprender a desenvolver a nossa resiliência ajuda-nos, por sua vez, a encontrar recursos para ultrapassar os desafios que se colocam no caminho. Neste módulo iremos abordar estes temas e também aprender como integrar mais facilmente as práticas que aprendemos durante o curso no nosso dia a dia.

Os participantes terão à sua disposição áudios de meditações mindfulness guiadas: prática de atenção focada na respiração, prática de atenção plena, prática de rastreio corporal, prática de reconhecimento emocional, prática de amabilidade e prática de resiliência.

Após completarem o curso, os primeiros 20 inscritos poderão ter uma sessão individual online com a formadora (30 min). Uma oportunidade para partilharem a experiência individual e colocarem qualquer questão que tenham.

A qualidade da nossa atenção e presença altera a nossa experiência de vida. Sair do piloto automático e estarmos mais conscientes do momento presente e da nossa intenção, faz com que tenhamos uma vivência mais intensa e com que a nossa ação e impacto estejam mais de acordo com o que pretendemos. Neste primeiro módulo iremos fazer uma abordagem geral à prática de Mindfulness, desmistificando o conceito e entendendo a base neurocientífica da mesma. Falaremos sobre os diferentes tipos de prática e sobre os seus benefícios.

O autoconhecimento é a base fundamental para o desenvolvimento das restantes competências de inteligência emocional. Aprender a observar os pensamentos, emoções (e sensações físicas) sem nos identificarmos com eles, ajuda a uma melhor autorregulação e clareza. Uma autorregulação das emoções não significa evitá-las ou suprimi-las, mas aprender a trabalhar com elas de modo a que passemos da compulsão à escolha, principalmente em situações mais desafiadoras. Nesta sessão, e com o auxílio de algumas práticas, iremos aprender como podemos desenvolver a capacidade de autoconhecimento e autorregulação das nossas emoções.

Neste módulo, iremos falar sobre como podemos cultivar a nossa empatia e compaixão (empatia em ação) – o que se pode traduzir num maior bem-estar pessoal e numa redução de stress em situações sociais desafiadoras. Abordaremos ainda a comunicação consciente e atenta, que nos ajuda a criar uma maior conexão com o nosso interlocutor, permitindo expressar o que sentimos de forma mais clara, assertiva e segura, mas sem agressividade, medo ou culpa.

Reconhecer os nossos valores e intenções é fundamental para podermos desenvolver a nossa visão e os nossos objetivos. Aprender a desenvolver a nossa resiliência ajuda-nos, por sua vez, a encontrar recursos para ultrapassar os desafios que se colocam no caminho. Neste módulo iremos abordar estes temas e também aprender como integrar mais facilmente as práticas que aprendemos durante o curso no nosso dia a dia.

Os participantes terão à sua disposição áudios de meditações mindfulness guiadas: prática de atenção focada na respiração; prática de atenção plena; prática de rastreio corporal; prática de reconhecimento emocional; prática de amabilidade; prática de resiliência.

Após completarem o curso, os primeiros 20 inscritos poderão ter uma sessão individual online com a formadora (30 min). Uma oportunidade para partilharem a experiência individual e colocarem qualquer questão que tenham.

~ Preço ~

~ Preço ~

50€

Os preços apresentados incluem IVA à taxa legal em vigor.

organização
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LisbonPH

A LisbonPH é a Júnior Empresa da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, uma associação sem fins lucrativos, fundada em dezembro de 2013 por um grupo de estudantes empreendedores, dinâmicos e com vontade de acrescentar valor à sua formação pessoal e profissional. A nossa visão é “Pelo desenvolvimento do Profissional de Saúde do futuro, empreendedor, criativo e multidisciplinar.” e a nossa missão consiste na promoção e apoio ao empreendedorismo na área da Saúde e na comunidade da FFUL.

Dra. Vanda de Sousa

Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, pós-graduada em Marketing Management pelo ISEG Executive Education, Lead Mindfulness Instructor e cofundadora na The School of We, Mindfulness na Work Facilitator no Centro Português de Mindfulness e Mindfulness Certified Teacher no Search Inside Yourself Leadership Institute.

LisbonPH

A LisbonPH é a Júnior Empresa da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, uma associação sem fins lucrativos, fundada em dezembro de 2013 por um grupo de estudantes empreendedores, dinâmicos e com vontade de acrescentar valor à sua formação pessoal e profissional. A nossa visão é “Pelo desenvolvimento do Profissional de Saúde do futuro, empreendedor, criativo e multidisciplinar” e a nossa missão consiste na promoção e apoio ao empreendedorismo na área da Saúde e na comunidade da FFUL.

Dra. Vanda de Sousa

Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa; Pós-graduação em Marketing Management pelo ISEG Executive Education; Lead Mindfulness Instructor e cofundadora na The School of We; Mindfulness na Work Facilitator no Centro Português de Mindfulness; Mindfulness Certified Teacher no Search Inside Yourself Leadership Institute.