SOBRE O CURSO

A LisbonPH traz até si um curso e-Learning que tem por base a Nutrição, mais especificamente na Paralisia Cerebral. O curso é constituído por seis módulos e aborda conhecimentos teóricos e mais aprofundados sobre os nutrientes e o papel que estes têm na Paralisia Cerebral, tornando as pessoas mais aptas para ajudar em casos de alimentação deficiente como é bastante recorrente na Paralisia Cerebral. Este curso é creditado em 3.3 CDP pela Ordem dos Farmacêuticos e é destinado para  Profissionais de Saúde, cuidadores e todos aqueles que convivem diariamente com esta patologia.

Os cursos são lecionados em formato online, na plataforma Thinkific. O participante poderá aceder aos conteúdos da formação a qualquer hora do dia até ao encerramento dos cursos, em função da sua disponibilidade. O participante não terá a possibilidade de efetuar o download dos materiais de formação podendo, no entanto, ter acesso aos mesmos até à data de término do curso e-Learning.

A avaliação do curso e-Learning  “Nutrição e Alimentação na Paralisia Cerebral” é efetuada através de um teste de avaliação final que possui cerca de 25 perguntas e que irá incidir sobre toda a matéria lecionada ao longo do curso e-Learning. Este teste de avaliação final corresponde a 100% da nota final, sendo necessário uma nota mínima de 50% para obter aprovação no curso e o seu respectivo certificado. Após finalizar cada módulo poderá preencher um pequeno questionário de aferição de conhecimentos.

Mensalmente, a equipa da LisbonPH procede à submissão da creditação dos participantes que se inscreveram na modalidade de profissionais e finalizaram o curso e-Learning  “Nutrição e Alimentação na Paralisia Cerebral”, pelo que, após terminar o curso no qual se encontra inscrito, poderá ter acesso à creditação correspondente na sua área pessoal, na página da Ordem dos Farmacêuticos, formação a qualquer hora do dia até ao encerramento dos cursos, em função da sua disponibilidade. 

MÓDULOS

MÓDULO 1

Ligado às noções básicas dos nutrientes, este módulo visa desenvolver competências gerais no que toca à alimentação e nutrição, os nutrientes propriamente ditos e funções e fontes alimentares. Com isto, pretende caracterizar e distinguir a alimentação e nutrição, identificar os nutrientes e reconhecer as diversas fontes alimentares.

MÓDULO 2

Focado na paralisia cerebral, este módulo pretende desenvolver o seu conceito, tipos e classificação, assim como a sua incidência e prevalência. Desta forma, neste módulo poderá conhecer o percurso e história do conceito da paralisia cerebral e aprofundar os seus conhecimentos relativamente aos diferentes tipos e classificação da mesma.

MÓDULO 3

Direcionado para a avaliação do estado nutricional na paralisia cerebral, este módulo pretende reconhecer a sua importância, conhecer as diferentes etapas e o seu significado clínico, assim como adquirir conhecimentos na aplicação de ferramentas.

MÓDULO 4

Este módulo visa abordar as particularidades alimentares, identificar os principais problemas nutricionais e alimentares, reconhecer o impacto na vida quotidiana das crianças com paralisia cerebral e identificar alterações biopsicossociais decorrentes da paralisia cerebral com impacto na alimentação.

MÓDULO 5

Este módulo evidencia as estratégias nutricionais e alimentares, pretendendo definir os objetivos da intervenção nutricional, enumerar os principais problemas por ordem de gravidade, definir estratégias alimentares e selecionar a melhor intervenção para as mesmas.

MÓDULO 6

O último módulo encontra-se focado na análise de casos clínicos. O objetivo deste é que o formando possa integrar os seus conhecimentos adquiridos ao longo do curso através da interpretação e análise de casos clínicos que lhe permitam definir estratégias alimentares.

INSCRIÇÃO

O curso e-Learning "Nutrição e Alimentação na Paralisia Cerebral" encontra-se como uma excelente oportunidade para todos os profissionais de saúde e cuidadores que contactam diretamente com esta patologia e pretende acrescentar e aprimorar o conhecimento pela mesma. Não deixe escapar esta oportunidade e inscreva-se já!

ORGANIZAÇÃO

A LisbonPH é a Júnior Empresa da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, uma associação sem fins lucrativos, fundada em dezembro de 2013, por um grupo de estudantes empreendedores, dinâmicos e com vontade de acrescentar valor à sua formação, pessoal e profissional. A nossa visão é “Pelo desenvolvimento do Profissional de Saúde do futuro, empreendedor, criativo e multidisciplinar” e a nossa missão consiste na promoção e apoio ao empreendedorismo na área da Saúde e em toda a comunidade da FFUL.
LisbonPH
Júnior Empresa da Faculdade de Farmácia
Licenciada em Ciências da Nutrição pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz; Mestre em Cuidados Paliativos pela Faculdade de Medicina do Porto e Doutoranda em Gerontologia e Geriatria pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar; Docente na Cooperativa de Ensino Superior Egas Moniz; Desenvolve a sua atividade na área da Nutrição Clínica, especificamente em geriatria, terapêutica nutricional artificial, desnutrição e feridas, cuidados continuados e paliativos e paralisia cerebral.
Dra.
Susana Arranhado

FAQS

O curso e-Learning “Nutrição e Alimentação na Paralisia Cerebral” está aberto a inscrições até setembro de 2021. Após esta data, será dado um período de 6 meses para a conclusão do curso e submissão do teste de avaliação de conhecimentos.

Desde já, congratulamo-lo por ter terminado o curso e-Learning “Nutrição e Alimentação na Paralisia Cerebral” da LisbonPH, desejando que tenha desfrutado de uma excelente formação. Assim que possível, a equipa da LisbonPH enviar-lhe-á um e-mail com o seu certificado, no qual constará a classificação obtida, que valida a realização do respetivo curso.

Se tiver alguma dúvida ou necessitar de alguma informação, não hesite, contacte-nos!