
Somos a transformação que queremos ver no mundo!

Campanhas de Sensibilização
Tratam temáticas oportunas na formação da estrutura da LisbonPH como futuros farmacêuticos, mas também da comunidade em geral, visto que enaltecem problemáticas de elevada pertinência mas sem o devido destaque.

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Vacinação ao Viajante – A Saúde não tira férias e os viajantes não devem esquecer-se disso. Dependendo do destino podem ser aconselhadas a prevenção de algumas doenças e a adoção de cuidados especiais, como o uso de repelentes específicos ou a procura de medicação alternativa que pode não estar disponível no destino. Com o intuito de alertar para a necessidade do viajante em procurar informação fidedigna no âmbito desta temática, nomeadamente através de uma Consulta do Viajante, a LisbonPH realizou em agosto de 2019 uma Campanha de Sensibilização sobre a “Vacinação ao Viajante”.

Biodiversidade Marinha – Vive ameaçada com os comportamentos destrutivos do ser humano e as alterações climáticas que se têm sentido. A poluição por plástico é responsável pela morte de mais de 1 milhão de animais marinhos por ano. Com a responsabilidade de agir e atuar em prol da mudança, a LisbonPH realizou, durante o mês de maio de 2019, a Campanha de Sensibilização do Mar e da Biodiversidade, para a qual a sua missão de alertar e incentivar os seus seguidores e a comunidade estudantil da FFULisboa contou ainda com a realização de uma ação de voluntariado de limpeza de praia, em conjunto com a Brigada do Mar.

Higiene Oral – A Higiene Oral vai muito para além do sentido estético, estando muitas vezes associada a diversas patologias. Embora seja um tema banal nos dias de hoje, esta acaba por passar despercebida e por não ter a devida atenção, especialmente nos países subdesenvolvidos. Foi exatamente devido à importância que a higiene oral tem no despiste de várias patologias, que a LisbonPH realizou no mês de março de 2019, uma campanha de sensibilização sobre a Higiene Oral a qual teve como objetivo consciencializar a população não só sobre as patologias mais comuns da cavidade oral como também, sobre os cuidados a ter para uma boa higiene oral.

Dia Internacional das Pessoas Com Deficiência – Motivados pelos dias 3 e 9 de dezembro – Dias Internacional e Nacional da Pessoa com Deficiência, unimo-nos em prol da sensibilização das pessoas para as deficiências que existem, assim como as condições que existem em Portugal e que afetam o seu dia a dia. Ao longo do mês de dezembro de 2018, abordámos várias deficiências, assim como apresentámos exemplos de casos de sucesso apesar a condição física! #NinguémTemLimites!

Linfoma – O dia 15 de setembro de 2018 é a data assinalada com o Dia Mundial do Linfoma. Assim, a LisbonPH realizou ao longo do mês uma campanha, de forma a informar e sensibilizar acerca desta doença que pode surgir em qualquer indivíduo e é o 9º tipo de cancro mais comum em Portugal. Contámos com o apoio da ADL – Associação de Doentes com Leucemia e Linfoma que nos ajudou ao longo da divulgação. Abraçámos assim este projeto para refletirmos o heroísmo com que as pessoas que sofrem desta doença lutam contra ela, sendo o lema da nossa campanha: Be a Hero, It’s in your Blood . #BeAHero

Lúpus – Durante todo o mês de maio de 2017, a LisbonPH focou os seus esforços na sensibilização e divulgação de informação acerca da doença Lúpus, que afeta 5 milhões de pessoas por todo o mundo! O lúpus é uma doença autoimune, crónica, não contagiosa, na qual o sistema imunológico pode atacar qualquer parte do próprio organismo – pele, articulações e órgãos internos. Esta doença crónica provoca inflamação, dor e danos nas várias partes do corpo, sendo as fases reativas alternadas com fases de remissão.

Campanha de Sensibilização no âmbito do Dia Mundial da Diabetes (2016) – Todos os anos a Federação Internacional de Diabetes celebra o Dia Mundial da Diabetes, a 14 de novembro, para alertar sobre as problemáticas e as necessidades que os doentes afetados enfrentam. A LisbonPH, em novembro de 2016, desenvolveu uma campanha de sensibilização dedicada à temática da Diabetes, tendo contado com a presença da Associação Protetora de Diabéticos de Portugal (APDP) no dia 23 de novembro, na FFULisboa a realizar rastreios gratuitos a todos os interessados!

Vitiligo – A Campanha de Sensibilização do Vitiligo foi realizada durante o mês de junho de 2018, sendo nesse mesmo mês comemorado, no dia 25 de junho, o Dia Mundial do Vitiligo. Com o objetivo de sensibilizar e informar acerca desta patologia, contámos com o apoio da VITIPOR, Associação de Vitiligo em Portugal e de uma jovem estudante, que nos contou, numa perspetiva pessoal, como é viver com esta doença! #LiveYourMark

Dia Mundial do Dador de Sangue – No dia 14 de junho, celebra-se o Dia Mundial do Dador de Sangue. De forma a responder à pergunta “O que posso fazer?”, a LisbonPH, em 2017, procurou encorajar os dadores e potenciais dadores a reforçar a capacidade de resposta dos serviços de saúde, dando sangue. A proposta da Campanha foi de aumentar a população dadora de sangue, bem como divulgar a necessidade de distribuir as dádivas ao longo do ano, mantendo assim a estabilidade e autossuficiência dos stocks de componentes sanguíneos. “Dê Sangue. Dê Já. Dê Regularmente.”
Educação para a Saúde
Como Júnior Empresa da Área da Saúde, nunca esquecemos a vertente social inserida na nossa esfera de ação. Assim, esforçamo-nos para apoiar a comunidade, realizando, ao longo do ano, vários projetos de impacto que eduquem para a Saúde.

Rastreios de Saúde – Em Portugal, o tabaco mata cerca de 29 pessoas por dia. Perante esta realidade, a LisbonPH associou-se à Pfizer e participou em 2 rastreios tabágicos em julho e novembro de 2017. Assim, foi possível aconselhar cerca de 500 pessoas sobre os malefícios do tabaco, incentivando a cessação tabágica através de técnicas concretas.

Bolsa LisbonPH – No sentido de apoiar o iMed.ULisboa – Instituto de Investigação do Medicamento, a Bolsa LisbonPH, no valor de 2500€ e entregue em janeiro de 2017, tem como objetivo incentivar os estudos de investigação científica à elaboração de teses de Mestrado de 2º ciclo de estudos.

Rede Nee – A LisbonPH coopera com o projeto “Rede NEE ULisboa”, sendo que, nesta iniciativa, apela à sensibilidade para as problemáticas que os alunos com necessidades especiais da ULisboa enfrentam diariamente, de maneira a encontrar soluções para aumentar a qualidade de vida académica nesta instituição. “MOSTRA que a ULisboa é para todos!”

Pharma Tour – Inserido no projeto “Save Your Skin”, a LisbonPH organizou com a La Roche-Posay, uma campanha no âmbito do dia Europeu do Melanoma, celebrado no Dia 11 de maio de 2016. O objetivo foi alertar a população para os perigos da exposição solar excessiva, bem como a promoção de práticas saudáveis no que concerne à manutenção da saúde da pele.

Frases do Mês – Durante cada mês, a LisbonPH publica nas suas redes sociais frases, de cariz informativo, sobre variados conteúdos relacionados com a área da saúde, empreendedorismo, entre outros. Desta forma, os seus seguidores atualizados sobre factos atuais e curiosidades de cultura geral, proporcionando momentos diferentes dos do contexto das publicações usuais das suas páginas.

Rastreios Sociais com a L’Oreal – 3 milhões de pessoas vivem com cancro da Pele e 500 000 pessoas morrem anualmente devido ao mesmo. Assim, a LisbonPH em parceria com a L’Óreal, durante os meses de verão do ano 2017, reforçou a necessidade de proteção contra raios solares, explanando as consequências danosas para a saúde individual, através da presença em várias farmácias em diferentes locais do país, alcançando mais de 1000 pessoas.
Causas Solidárias
A LisbonPH abraça causas que mereçam a nossa atenção ainda que não diretamente ligadas à nossa área de atuação. A presença em ações físicas e ainda a recolha de tampinhas são exemplos da aproximação da Júnior Empresa à Comunidade.

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Legião da Boa Vontade – Recolha de Alimentos – No dia 2 de agosto de 2018, a LisbonPH partiu em ação, numa tarde de ajuda em colaboração com a Legião da Boa Vontade, recolhendo mais de 48 sacos de alimentação para os mais desfavorecidos. A campanha realizou-se no Jumbo Cascais e contou com uma equipa motivada para dar o seu melhor!

Ação Banco Alimentar – No dia 12 de setembro de 2018, a LisbonPH desafiou 18 dos seus membros a ajudar nas demais tarefas realizadas no Banco Alimentar. Pudemos fazer parte desta ação de responsabilidade, durante a qual procurámos ser mais uma mão, quer na triagem e empacotamento de alimentos, como na organização e seleção de roupa.
