O podcast da LisbonPH

A LisbonPH, agora num formato ainda mais próximo e acessível. Como entidade formadora de Profissionais de Saúde, a nossa missão é promover e apoiar o empreendedorismo e acesso a informação de qualidade nesta área e, por isso, disponibilizamos quinzenalmente uma entrevista online com temas atuais e informação fidedigna.

Onde nos pode ouvir

Episódio 43

Subordinado à Júnior Empresa da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, LisbonPH, este episódio contou com a presença de Carolina Pinheiro, Diretora do Departamento Comercial e Vendas da LisbonPH e Marco Teixeira, Diretor do Departamento de Inovação e Científico da LisbonPH. Neste episódio, relatou-se como se deu a génese da Júnior Empresa, bem como as suas áreas de intervenção e principais serviços prestados, passando por alguns dos vários casos de sucesso. Avaliou-se a prosperidade da Júnior Empresa, contando-se os prémios que a distingue no Movimento Júnior português e internacional, bem como o futuro da Sustentabilidade e próximos pilares estratégicos. Finalmente, discursou-se sobre o futuro e de como poderá ser o dia de amanhã da inovação e da diferença.

Episódio 42

O tema deste episódio contou com a presença de Rodrigo Teixeira, Nadador Salvador desde 2012 a 2021, com vasta experiência em praias, piscinas e serviço em hotéis. É, atualmente, estudante finalista do MICF na Universidade do Algarve. Fez parte da Direção do NECiFarm, assumindo os cargos de Vogal e Vice-Presidente Interno. Adicionalmente, foi elemento da Direção-Geral da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg), exercendo os cargos de Secretário-Geral e, posteriormente, de Presidente. Foi, ainda, elemento da Direção da APEF, como Diretor do Departamento de Política Educativa. Neste episódio, vai poder ouvir os principais desafios de um Nadador Salvador, as competências necessárias para exercer a profissão e as melhores dicas para esta época balnear. Para além disso, vai aprender quais os sinais que se deve fazer caso se esteja numa situação de perigo, assim como algumas técnicas para lidar com essas situações.

Episódio 41

Vegetarianismo – o tema deste episódio contou com a participação da Dra Simone Fernandes, licenciada em Dietética e Nutrição pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública. Este episódio aborda os primeiros passos a adotar quando se implementa uma dieta vegetariana, bem como os seus benefícios para a saúde, as necessidades nutricionais de uma pessoa vegetariana e, ainda, a adoção deste tipo de dietas por parte de atletas de alta competição.

 

Episódio 40

Subordinado ao tema de Biologia Marinha, este episódio contou com a presença de Gonçalo Ferreira de Carvalho, licenciado em Biologia Marinha e Pescas pela Universidade do Algarve e Mestre em Sociologia Urbana, do Território e do Ambiente pelo ISCTE/IUL. É Coordenador Executivo da Sciaena, uma organização que visa  promover a melhoria do ambiente marinho fomentando formas de exploração sustentáveis. Foi um dos fundadores da PONG-Pesca e é atualmente membro do Comité de Gestão da Seas at Risk, consultor para várias ONGAs internacionais e Vice-Presidente do Conselho Consultivo das Unidades Populacionais Pelágicas (PelAC). Neste episódio, relatam-se as principais tarefas de um Biólogo Marinho e o valor do trabalho das ONGs na defesa e proteção da vida marinha. Para além disto, destaca a importância do controlo da captura marinha e da implementação de  áreas protegidas e muito mais.

Episódio 39

Patologias Cardíacas – o tema deste episódio contou com a participação do Doutor Rui Baptista, Diretor do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga. É também Professor Auxiliar de Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e Investigador no Coimbra Institute for Clinical and Biomedical Research.

 

Neste episódio foram abordadas as doenças cardíacas e o seu rastreio anual. Foi aprofundada a Insuficiência Cardíaca, os seus sinais e sintomas, as causas e os diferentes tipos de tratamento. Numa perspetiva mais pessoal, foram discutidos os principais desafios de um Cardiologista no dia a dia, bem como as melhores estratégias para lidar com a fragilidade humana nesta profissão.

var audio = document.getElementById("myaudio"); audio.volume = 1;
Marca principal - vertical