O podcast da LisbonPH

A LisbonPH, agora num formato ainda mais próximo e acessível. Como entidade formadora de Profissionais de Saúde, a nossa missão é promover e apoiar o empreendedorismo e acesso a informação de qualidade nesta área e, por isso, disponibilizamos quinzenalmente uma entrevista online com temas atuais e informação fidedigna.

Onde nos pode ouvir

Episódio 40

Subordinado ao tema de Biologia Marinha, este episódio contou com a presença de Gonçalo Ferreira de Carvalho, licenciado em Biologia Marinha e Pescas pela Universidade do Algarve e Mestre em Sociologia Urbana, do Território e do Ambiente pelo ISCTE/IUL. É Coordenador Executivo da Sciaena, uma organização que visa  promover a melhoria do ambiente marinho fomentando formas de exploração sustentáveis. Foi um dos fundadores da PONG-Pesca e é atualmente membro do Comité de Gestão da Seas at Risk, consultor para várias ONGAs internacionais e Vice-Presidente do Conselho Consultivo das Unidades Populacionais Pelágicas (PelAC). Neste episódio, relatam-se as principais tarefas de um Biólogo Marinho e o valor do trabalho das ONGs na defesa e proteção da vida marinha. Para além disto, destaca a importância do controlo da captura marinha e da implementação de  áreas protegidas e muito mais.

Episódio 39

Patologias Cardíacas – o tema deste episódio contou com a participação do Doutor Rui Baptista, Diretor do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga. É também Professor Auxiliar de Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e Investigador no Coimbra Institute for Clinical and Biomedical Research.

 

Neste episódio foram abordadas as doenças cardíacas e o seu rastreio anual. Foi aprofundada a Insuficiência Cardíaca, os seus sinais e sintomas, as causas e os diferentes tipos de tratamento. Numa perspetiva mais pessoal, foram discutidos os principais desafios de um Cardiologista no dia a dia, bem como as melhores estratégias para lidar com a fragilidade humana nesta profissão.

Episódio 38

Tabagismo – o tema deste episódio contou com a presença da Dra. Ana Raquel Marques, mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina na Universidade do Porto com especialização em Medicina Geral e Familiar.  Foi fundadora da Empresa Médica Health With Us – Medicina Curativa e Cessação Tabágica e dentro deste ramo é especialista em Consulta Intensiva de Cessação Tabágica, sendo responsável pela Consulta Intensiva de Cessação Tabágica no ACES da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, desde 2016. Adicionalmente, é Formadora Certificada no Curso Prático de Intervenção na Cessação Tabágica pelo Update em Medicina, assim como no Curso Prático: Intervenção no Tabagismo, organizado pelo Instituto Português de Psicologia, no Porto e em Lisboa.

Neste episódio, relatam-se as substâncias contidas nos cigarros e a forma como estas atuam fisiologicamente no organismo. São também referidas algumas diferenças entre um cigarro “normal” e um cigarro eletrónico, passando pelas principais abordagens farmacológicas e não farmacológicas utilizadas na cessação tabágica. Adicionalmente, neste episódio, alerta-se para a sensibilização da cessação tabágica e os efeitos negativos do cigarro na saúde e no ambiente.

Episódio 37

O papel do Enfermeiro – o tema deste episódio contou com a presença da Doutora Diana Mendes, Licenciada em Enfermagem com uma Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Saúde e um Doutoramento em Enfermagem Avançada. Trabalha atualmente no Hospital da Luz, como Enfermeira responsável pelo programa Enhanced Recovery After Surgery®. Neste episódio foram abordados diversos temas da área de Enfermagem, como as especializações da área, o impacto da COVID-19 nesta profissão, de que forma é que um enfermeiro e um farmacêutico trabalham em conjunto numa equipa multidisciplinar,  sendo também discutido o programa Enhanced Recovery After Surgery®, entre outros.

Episódio 36

Subordinado ao tema do 25 de abril, este episódio contou com a presença do Professor Doutor Vítor Oliveira, regente da área disciplinar de História da Medicina na Faculdade de Medicina na Universidade de Lisboa, onde é também Professor Auxiliar da Clínica Universitária de Neurologia e o Responsável do Museu Egas Moniz. Desempenha, ainda, o cargo de Chefe de Serviço de Neurologia no Hospital de Santa Maria. Neste episódio, é abordada a evolução dos cuidados e serviços de saúde, bem como a heterogeneidade existente nos hospitais antes da revolução. É também explanado o modo de acesso aos hospitais e o seu método de funcionamento, após o 25 de abril. Adicionalmente, destaca-se o progresso dos recursos utilizados nos cuidados de saúde, o aumento da literacia em saúde na população e muito mais.

var audio = document.getElementById("myaudio"); audio.volume = 1;