A Psicoterapia no Tratamento da Depressão e da Ansiedade
/in Sem categoria/by lisbonphSe há doenças mal compreendidas, as doenças da mente estão no início desse ranking. Logo para começar, as doenças como a Depressão e a Ansiedade, são doenças psicológicas e não físicas. Se olharmos para estas doenças como doenças neurológicas, não as conseguimos perceber. O cérebro é um órgão ainda muito complexo. Mas se olharmos para estas doenças como estados psicológicos que perturbam as pessoas, temos que saber e perguntar porque é que “está” assim? As respostas são dadas com 3 perguntas:
O que sente?
Quando iniciou os sintomas?
O que aconteceu nessa altura?
As respostas vão-nos levar às causas da doença. As causas estão nas experiências que perturbaram, que traumatizaram ou que criaram aprendizagens incongruentes. Sempre que fazemos estas 3 perguntas percebemos que as pessoas que estão a sofrer de ansiedade, têm receio de algo que aprenderam a ter medo no passado. As pessoas deprimidas, sentem-se tristes por experiências que, apesar de terem ocorrido no passado, ainda as perturbam.
Pode parecer simples demais, mas é esta simplicidade que os vários modelos teóricos sobre a saúde mental não conseguem ver. Acham que não pode ser só isso, deve haver alguma coisa mais. Dizem que se assim fosse, todos estaríamos em depressão pelas mesmas realidades. Qual é a variável que falta para que se compreenda esta simplicidade? É que a realidade não é o que acontece. Não existe uma realidade para todos, o que existe é a nossa perceção sobre o que aconteceu. E o que é a perceção? É o entendimento que fazemos analisando as nossas crenças e o que observamos, simplificando, a nossa realidade é o que acreditamos que estamos a ver.
Assim, compreendemos que por termos tido aprendizagens diferentes ao longo da vida, criamos realidades distintas uns dos outros. Às vezes percebemos as experiências como muito agressoras ao nosso bem-estar, e criamos medos e angústias, e perduram enquanto perdurar a forma como as percebemos.
Então e a psicoterapia? A psicoterapia é um tratamento onde são aplicadas técnicas psicológicas para mudar o nosso sistema de crenças e o sistema emocional de forma a mudar a perceção sobre as realidades passadas e fazer com que estas não perturbem mais.
Há vários modelos de psicoterapia, cada um com abordagens diferentes ao mesmo problema. Eu trabalho e defendo o modelo psicoterapêutico HBM. Este modelo olha com simplicidade para um problema simples, mas muito frequente e limitador. Na psicoterapia HBM, conversamos com as pessoas, fazemos as 3 perguntas e valorizamos cada palavra e cada emoção. Depois é trabalhar nas representações mentais que perturbam, utilizando várias técnicas psicológicas que ajudam a alterar a perceção.
É possível sair dos estados perturbadores como a Depressão e a Ansiedade? Sim, com eficácia e eficiência, mas dá trabalho e precisa-se de tempo. Um trabalho que as pessoas não estão costumadas a fazer, um tempo que não estão habituadas a investir. Na saúde mental não há curas rápidas, há mudanças profundas.