Testemunho da Alumna Margarida Gaião

Olá a todos! O meu nome é Margarida Gaião, tenho 23 anos e estou neste momento a concluir o curso do MICF. Venho contar-te uma das minhas grandes viagens do meu percurso académico: a minha querida LisbonPH.

Senta-te que a viagem vai ser atribulada!

Tudo começa no segundo ano. À procura de desenvolver as minhas características pessoais e de fazer crescer um projeto, nasce o interesse por me envolver na pouco conhecida (na altura) Júnior Empresa da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Candidatei-me ao Departamento Científico e entrei no barco.

Descrever o que a LisbonPH me deu na altura é indescritível, mas posso tentar. Oportunidade de executar tarefas com resultados visíveis, trabalhar diariamente com uma equipa com objetivos concretos, ambiciosos, mas bem delineados e contactar com Profissionais de saúde já colocados no mercado e ricos em sabedoria. No entanto, nada é comparável ao crescimento pessoal que se conquista. É sem dúvida uma oportunidade para te conheceres melhor, para descobrires as tuas verdadeiras forças, mas também os teus limites e as tuas falhas, ou melhor, pontos a melhorar. Porque com esta valiosa perceção, consegues alcançar tudo o que desejas.

Continuando a minha viagem, após seis meses, fui convidada a desempenhar o cargo de Vice-Presidente da JADE Portugal, Federação das Júnior Empresas de Portugal. Nesta experiência desenvolvi enormemente as minhas skills pessoais, competências de liderança e ganhei também uma perceção sobre o Movimento Júnior Português. Percebi que não estamos sozinhos e que se queremos ser os melhores temos de viver num descontentamento sucessivo e numa procura de melhoria contínua. Foi sem dúvida um marco importante do meu percurso e mostra também que estar na LisbonPH não significa estares estático no mesmo cargo. Significa também progressão, reavaliação pessoal e ambição de querer integrar outros postos, encarando outras perspetivas.

Quase a chegar ao porto surge a oportunidade mais desafiante de todas: ser Secretário-Geral da LisbonPH. Coordenar diariamente uma equipa de quarenta e poucas pessoas, participar no pensamento estratégico e na tomada de decisão de todas as ações desempenhadas por uma Júnior Empresa, assumindo a responsabilidade pelo presente e futuro da mesma é no mínimo, intimidante. Mas com uma equipa a remar para o mesmo lado, tudo se consegue. E esta é a mensagem subliminar que te quero passar. Não tenhas medo de te candidatar, de ter receio de demonstrar aquilo que és e o que ambicionas. Com uma equipa como a da LisbonPH o impossível torna-se possível, o imprevisto torna-se uma oportunidade de mostrar mais e melhor e o problema torna-se rapidamente uma solução.

Foi sem dúvida uma viagem e tanto.

E eu não a trocava nem por nada.

Candidata-te!

– Margarida Gaião