Serviço de Aconselhamento ao Viajante Holon: as doenças também viajam!
/in Sem categoria/by lisbonphHá cada vez mais pessoas a viajar e com maior frequência. Quer seja à procura de lazer, de aventura, de novas experiências, quer ainda por motivos profissionais ou em missões de voluntariado, hoje em dia viajamos para os mais diversos locais do planeta!
Em viagem, contactamos com novos ambientes e ficamos expostos a novos agentes transmissores de doenças. Estes riscos podem ser minimizados se agirmos de forma preventiva, estando informados sobre as precauções a ter antes, durante e mesmo após a viagem.
Dados internacionais sugerem que muitos viajantes não procuram aconselhamento médico antes de viajar. Os farmacêuticos estão idealmente posicionados para serem prestadores de serviços de saúde de apoio à viagem, devido à acessibilidade e disponibilidade, reconhecidas e características da nossa rede de farmácias comunitárias.
Proporcionar um Serviço de Aconselhamento ao Viajante oferece múltiplos benefícios. Possibilita a expansão do relacionamento com os cidadãos, além de um acesso mais facilitado a um serviço importante. Por outro lado, este serviço ajuda a reforçar a imagem do farmacêutico como profissional de saúde.
O Serviço de Aconselhamento ao Viajante disponível nas Farmácias Holon destina-se a todas as pessoas que viajam para destinos nacionais e internacionais.
O aconselhamento antes da viagem destina-se a preparar o viajante para os potenciais problemas de saúde que poderão surgir, como prevenir e o que fazer no caso de surgirem. A função do profissional de saúde passa por avaliar e comunicar os riscos, envolvendo e discutindo as estratégias para os minimizar. Neste serviço, é também avaliada a necessidade de efetuar determinadas vacinas, tendo em consideração o país de destino, a duração da estadia, os hábitos e o estilo de vida.
Apesar da medicina das viagens ter como principal foco o período pré-viagem, é muito importante sensibilizarmos para a importância da avaliação do estado de saúde após o regresso. A maioria dos problemas que surgem aquando da viagem não apresenta gravidade e são autolimitados (geralmente distúrbios respiratórios ou gastrointestinais, como por exemplo, a diarreia do viajante).
No entanto, em cerca de 1 a 5% dos casos os viajantes desenvolvem problemas mais graves, que necessitam de avaliação médica. A sintomatologia pode surgir durante a viagem ou semanas, meses ou anos após o regresso!
Os utentes são também alertados para a importância de procurar a ajuda de um profissional de saúde (médico e/ou farmacêutico) quando regressam da sua viagem.
Se viajar, aconselhe-se com o Farmacêutico Holon!