Get to Know the Alumni – António Cardoso

Enquanto Profissional de Saúde consigo afirmar com confiança que a LisbonPH foi o fator mais relevante na construção das minhas competências pessoais e técnicas, o que facilitou e permitiu o meu acesso ao mercado de trabalho.

No início do meu percurso académico, há cerca de seis anos atrás, pouco sabia da quantidade de oportunidades que o nosso setor tem para oferecer ou quais eram os meus objetivos pessoais e profissionais. Ao final de um ano sem muito rumo, identifiquei na LisbonPH a oportunidade ideal para alargar os meus horizontes e adquiri o objetivo de, após o término do curso, ingressar na Indústria Farmacêutica, tendo sido esta a principal motivação que carreguei ao longo do meu percurso académico.

Fiz parte da estrutura da LisbonPH durante cerca de 2 anos e meio, primeiro enquanto membro do Departamento Comercial e Vendas e, mais tarde, enquanto diretor do mesmo. Ao integrar o departamento mais responsável pelo contacto com a Indústria Farmacêutica, tive a oportunidade de pesquisar, analisar e contactar diretamente várias entidades, desde pequenas e médias empresas a Big Pharma, onde desenvolvi capacidades importantes de comunicação e de negociação de forma a angariar novos projetos. A experiência enquanto diretor permitiu-me gerir uma equipa e integrar o Conselho de Administração, desafio este que estimulou ainda mais o meu crescimento. Levo da LisbonPH muitas capacidades, mas também grandes amizades e vou sempre recordar estes tempos com um carinho especial.

Após a minha passagem pela LisbonPH tive ainda a oportunidade de realizar um estágio no INFARMED na Direção de Avaliação do Medicamento e, já no último ano de faculdade, fiz um part-time na ELS Solutions, uma empresa de consultoria na área da Saúde, como Commercial Associate.

Combinando todas as experiências que adquiri ao longo de cinco longos anos, assim que terminei o curso, com um currículo mais robusto que a norma, candidatei-me ao programa de estágios da Janssen Portugal e iniciei o meu percurso profissional enquanto Market Access Trainee, cargo este que desempenho atualmente.

Não é de todo fácil conseguir transmitir por palavras o impacto que a LisbonPH cria nas nossas vidas. O que vos consigo dizer, com toda a certeza, é que o esforço e dedicação que damos a esta causa é devolvido, por isso, caso se atrevam venham desafiar-se a ser o futuro Profissional de Saúde empreendedor, criativo e multidisciplinar. 

Obrigado pela atenção,

António Cardoso