Maquilhagem: as diferentes perspetivas em torno do Mercado da Cosmética
Se há uns anos atrás a maquilhagem era vista como algo supérfluo, fútil e de utilização meramente profissional por quem fazia da imagem o seu modo de vida (como a moda, a televisão ou o cinema), com a chegada da Internet, das redes sociais e, em especial, da plataforma de vídeo YouTube, onde diariamente são criadas e partilhadas novas e criativas formas de aplicação dos produtos adaptadas a necessidades reais do dia a dia por pessoas “banais”, a maquilhagem generalizou-se, passando hoje a fazer parte do quotidiano da população comum.
Também é certo que nunca antes como agora a sociedade esteve tão centrada na cultura do indivíduo, na valorização da autoestima, aceitação e desenvolvimento de amor próprio, e também aqui a maquilhagem assume-se como uma verdadeira e fiel aliada.
Esta “popularização” da maquilhagem permitiu que a própria Indústria da Cosmética se expandisse para lá do setor profissional, criando e desenvolvendo novos produtos cada vez mais pensados para o dia a dia de pessoas comuns, atentos às suas necessidades reais, com uma distribuição comercial bem mais vasta e acessível, com o intuito de apresentar soluções práticas que ajudassem a melhorar a autoestima e a qualidade de vida de todos.
Também no Setor da Saúde a maquilhagem tem assumido um papel cada vez mais preponderante. Em pessoas com doenças de pele como o vitiligo, a rosácea ou a acne, ou outras doenças que, por intermédio dos seus tratamentos, interferem com a qualidade e aspeto visual dos seus doentes, é cada vez mais reconhecido pelos Profissionais de Saúde o papel que a maquilhagem desempenha na autoestima e qualidade de vida destes doentes e o valor que isso pode conferir à própria eficácia dos tratamentos.
Sabemos que a nossa mente controla tudo e que é ela que determina como nos sentimos a cada momento. E também sabemos que uma atitude positiva sobre a vida tem demonstrado resultados fascinantes na cura/tratamento de muitas doenças, o que nem sempre a ciência consegue explicar de forma tradicional. É neste ponto que a maquilhagem pode ajudar, fazendo a sua “magia”! O sentido da visão tem um impacto muito marcante e imediato na nossa mente. Ao “vermo-nos” bem, automaticamente a nossa mente muda e interioriza essa nova “visão” de nós próprios, fazendo-nos sentir igualmente bem. E se nos sentimos bem, então estamos bem. A relação é esta: Ver, para Sentir, para Ser.
Cada vez mais conscientes desta abordagem “global/abrangente” sobre os doentes, os Profissionais de Saúde têm vindo cada vez mais a considerar a maquilhagem como parte integrante e indispensável das suas terapêuticas, e a Indústria da Cosmética a desenvolver cada vez mais produtos de formulações mais específicas capazes de dar respostas adequadas a estas situações.
Longe vai o tempo em que o uso de maquilhagem era vaidade ou futilidade e cabe-nos a nós, farmacêuticos, dar também o nosso melhor contributo naquilo que pode ser fundamental para melhorar a qualidade de vida dos nossos utentes, no local que é, reconhecido por todos, a primeira linha na prestação de cuidados de saúde – a farmácia.