O Futuro Promissor da Cosmética

A indústria de cosméticos surgiu no início do século XX como resposta à necessidade das mulheres de comprarem produtos prontos a utilizar, pois muitas já trabalhavam fora de casa. Desde então, nunca mais parou de evoluir. Serão poucas as indústrias que se adaptam tão rápida e eficazmente aos hábitos de consumo dos seus clientes. 

A indústria de cosméticos é camaleónica: acompanha, mas também cria tendências a um ritmo avassalador e, muitas vezes até, contraditório.

Para as marcas, algumas com histórias centenárias, o desafio é enorme. A adaptação diária exige uma capacidade notável de reinterpretação da missão, da visão e dos valores, sem nunca perder a coerência da mensagem. 

Numa sociedade onde ninguém quer envelhecer, onde o culto da imagem anda de mãos dadas com o ideal de sucesso, esta indústria com um pé na saúde física e mental, e outro na moda, será eternamente «moderna». 

A dinâmica dos mercados modifica-se continuamente e as exigências dos consumidores alteram-se e ampliam-se na mesma velocidade. O mercado global continua a ser beneficiado por uma série de tendências macroeconómicas, que incluem um crescimento mundial do poder de consumo pelo consumidor. Também estão presentes fatores sociodemográficos, tais como o aumento da esperança média de vida, o maior interesse pela aparência, as mudanças climáticas e no estilo de vida que criam oportunidades para novos nichos de mercado.

Os consumidores têm atualmente expetativas crescentes e mais sofisticadas. Não há apenas o foco na eficácia e segurança do produto, mas também nos ingredientes, nos materiais de conceção das embalagens, na «política» ecológica da empresa, no estilo de comunicação que adota. Os consumidores exigem uma beleza inclusiva, a igualdade de género, a atitude responsável e coerente por parte desta indústria, vista muitas vezes como fútil, mas absolutamente essencial. 

Nesta ciência vivem muitas outras. A aplicabilidade da inteligência artificial aos cosméticos é já uma realidade. São tendência os cuidados minimalistas sem componentes supérfluos, a cosmética sustentável e a personalização do produto. Para o sucesso desta evolução, muito contribuem as autoridades que regulam cada vez mais e melhor, permitindo assim a perceção pelo consumidor de que é mais seguro usar os produtos. 

A ciência cosmética pretende trazer saúde aos seres humanos criando e mantendo a beleza. A Organização Mundial da Saúde define saúde como «um estado dinâmico de bem-estar físico, mental, espiritual e social e não meramente a ausência de doença ou enfermidade». Esta ciência ajuda as pessoas a viver a sua vida saudável na sociedade através dos cosméticos que permitem revitalizar as gerações mais velhas, e tem até o potencial de vincular os idosos com a sociedade. Não se dedica apenas aos cosméticos em si, mas envolve também uma relação e uma análise da pele em que são aplicados e dos humanos que os aplicam.  

A cosmética tem um futuro muito promissor! Essa é uma certeza, para o bem de todos.

15  / 05 / 2020

Joana Nobre