XVIII Recrutamento – Testemunho de Marta Reis
/in Sem categoria/by lisbonphOlá a todos! O meu nome é Marta Reis, tenho 23 anos e, em 2017, ingressei numa das experiências mais recompensadoras da minha vida, a LisbonPH.
Ao entrar no Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, apercebi-me que apesar do nosso curso ser muito completo a nível científico, existiam experiências que podiam complementar o meu percurso académico. Assim, dei por mim a olhar todos os dias para o cartaz do Recrutamento da LisbonPH e a pensar se esta não seria a oportunidade ideal para mim. Após um extenso período de reflexão decidi que me iria candidatar ao Departamento de Projetos. E que viagem que foi!
Entrei no Departamento de Projetos, um departamento privilegiado com uma forte componente de trabalho polivalente e com uma visão ampla da Júnior Empresa e de todas as suas atividades. Este departamento, estratégico e operacional, incutiu em mim um grande sentido de organização, priorização de tarefas, pensamento crítico, entre outras competências. Permitiu-me ainda desenvolver um conjunto de soft skills, que acredito que de outra forma e noutra equipa não desenvolveria.
Através de uma equipa multidisciplinar, motivada e sempre com o desejo de fazer mais e melhor, ingressei em diversos projetos, com vertentes muito distintas.
Com o passar do tempo e devido a esta vontade de fazer sempre mais e melhor, desafiei-me e, no meu terceiro ano do curso, candidatei-me e fui eleita Diretora do Departamento de Projetos. Foi neste cargo com um carácter muito mais estratégico, onde tive a oportunidade de ver a “Big Picture” do que é o Movimento Júnior e o funcionamento de uma Júnior Empresa.
Fazer parte do Conselho de Administração, foi como iniciar uma nova viagem, com novos desafios e consequentemente novas aprendizagens. Gestão de tempo, metodologia de trabalho, escuta ativa, liderança e como dar e receber feedback, foram algumas das capacidades que mais desenvolvi e que ainda hoje emprego no meu dia a dia.
Ao acabar o curso e ingressar no mundo do trabalho, tentei ao máximo levar comigo todas as ferramentas que a LisbonPH me ofereceu. De momento, ocupo o cargo de Medical Scientific Liaison na Bayer, onde ingressei como estagiária em Medical Affairs Consumer Health após terminar o mestrado. Aqui, tenho a oportunidade de aliar os conhecimentos científicos do MICF com as ferramentas que desenvolvi na LisbonPH, trabalhando todos os dias com o objetivo de ser uma Profissional de Saúde empreendedora, criativa e multidisciplinar.
Para terminar e como na vida nem tudo é trabalho, acredito que é importante ressalvar ainda uma das componentes mais importantes da LisbonPH, o espírito de equipa, a dedicação e o “amor à camisola” que fez com que esta equipa se transformasse num conjunto de amizades que ainda hoje tenho o prazer de manter.
Para quem estava hesitante em candidatar-se, quem diria que seria uma experiência tão marcante na minha vida? Quem diria que aprenderia tanto, teria memórias tão queridas para mim ao ponto de ter dificuldades em explicar o quão impactante foi a LisbonPH na minha vida.
Correndo o risco de ser cliché, o importante da vida não é o destino, mas sim a viagem. O meu conselho é: se tiveres oportunidade, aceita o desafio! Aprende tudo o que conseguires e retira o máximo desta experiência, que sairás desta viagem com um sentimento de realização e orgulho.
Um beijinho,
Marta Reis.