Get to Know the Alumni – Carolina Nunes
“O meu nome é Carolina Nunes, tenho 24 anos e no ano de 2017 entrei na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, a minha primeira opção de escolha, fascinada pelo organismo humano e com uma grande preferência pela área da Saúde. Rapidamente percebi que o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas não seria constituído apenas pelo que mais me interessava, muito menos apenas pelo que eu tinha mais aptidões para desenvolver, mas também que lhe faltava uma grande componente: as tão frequentemente chamadas “soft skills”, o ensino prático, a preparação para o mercado de trabalho e verdadeira alavanca para o futuro que nos espera.
Foi com este reconhecimento das lacunas do MICF que surgiu a minha candidatura à LisbonPH e, em março de 2019, tornei-me Gestora de Projeto. Tive a oportunidade de gerir vários projetos e, assim, desenvolver as minhas capacidades de gestão de tempo, priorização e, acima de tudo, gestão de equipa e contacto interpessoal com personalidades distintas. Em março de 2020 tornei-me Diretora do Departamento de Projetos e o desafio aumentou: fomentou a minha liderança, adaptação a situações inesperadas e muita flexibilidade, para além de pôr à prova a minha gestão de esforço e pensamento estratégico. Tive ainda a grande oportunidade de fazer parte de um projeto internacional, com a organização de um evento europeu em Bruxelas com uma equipa de variadas nacionalidades e culturas, que enriqueceu sem medida o meu percurso. É com grande certeza que afirmo que a minha experiência na LisbonPH complementou da melhor forma o conhecimento científico que obtive com o MICF, acrescentando-lhe valor a nível pessoal e profissional.
Em 2022 terminei o curso e tornei-me Farmacêutica Comunitária. Neste primeiro ano de percurso profissional, esta função permitiu-me ter contacto direto com o doente, com as suas necessidades e dificuldades, e tive o privilégio de poder fazer a diferença de forma direta na vida de quem procura a ajuda do farmacêutico. Ainda que se trate de uma posição de desgaste físico e psicológico, retirei experiências valiosas a nível pessoal e profissional, trabalhei a minha postura de resiliência e aprendizagem constante, para além de fomentar o meu conhecimento científico.
Em setembro de 2023 tive o privilégio de me tornar Trainee na Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal, nas áreas de Farmacovigilância e Qualidade, onde o desafio da gestão de tempo e esforço continua presente, aliado a uma experiência sem paralelo de aprendizagem e evolução permanente, e um grande entusiasmo com tudo o que ainda está para vir.
A candidatura à LisbonPH nunca foi para mim uma dúvida, muito menos esteve em questão a minha vontade de poder fazer mais e melhor ao aproveitar todas as oportunidades que estar na LisbonPH me poderia dar. Foi dessa forma que encarei essa grande viagem e são estas mesmas experiências e motivações que continuo a levar no meu percurso, onde a LisbonPH, inevitavelmente, está sempre presente.”