Get to Know the Alumni – Francisca Mourinha
Como é possível descrever em tão poucas palavras a experiência mais enriquecedora e desafiante que tive? Começou há pouco mais de 5 anos, quando entrei na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, sem noção do caminho profissional que queria vir a seguir. Não tardou a ouvir falar na LisbonPH e, como verdadeira curiosa que sou, ficou sempre a vontade de integrar uma equipa tão proativa. Tinha como objetivo o meu desenvolvimento pessoal e, se fosse possível, ficar com uma ideia mais definida do que queria vir a fazer no futuro.
Fiz parte da estrutura da LisbonPH por cerca de 2 anos e meio. Ao meu currículo, pude acrescentar a experiência como Membro e Diretora do Departamento de Multimédia e uma breve passagem pela JADE Portugal, agora designada JE Portugal, como Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral.
O que retirei da LisbonPH? Tanto. Destaco muitas soft e hard skills, porque a aposta na formação constante dos membros é uma das prioridades da nossa Júnior Empresa. Também aprendi a descobrir por mim mesma, para ir sempre um pouco mais além, porque nada melhor que o “learning-by-doing” que tanto nos define, e ensinei. Destaco a experiência como Diretora, e parte integrante do Conselho de Administração, como a parte mais desafiante do meu percurso mas, ainda assim, onde realmente sinto que evoluí, tanto pessoal como profissionalmente. Discutimos estratégias para o futuro da nossa Júnior Empresa, sempre com foco em garantir serviços de excelência mas, acima de tudo, a melhor experiência para os nossos membros. Olhando para trás, é mesmo gratificante recordar estes tempos e guardo não só conhecimento, como também grandes amizades.
Relativamente ao meu percurso profissional, ainda estou no início. Enquanto estudava, tive a oportunidade de trabalhar na ELS Solutions, uma empresa de consultoria na área da Saúde, como Marketing Associate. Desde dezembro de 2020, sou Mestre em Ciências Farmacêuticas e foi nesse mesmo mês que abracei o tão desejado novo desafio. Neste momento, trabalho na Janssen Portugal como Pharmacovigilance Trainee.
Para terminar, deixo apenas os seguintes conselhos, principalmente como pessoa que passou muito recentemente por um processo de recrutamento. A aprendizagem é um processo constante e a vontade de estar disposto a aprender é muito valorizada. Nunca pondo totalmente de parte a vertente científica do curso de Ciências Farmacêuticas, que é importante, o que nos define e destaca, no meio de centenas de candidatos que têm o mesmo objetivo e background que nós, é o que podemos oferecer de diferente. Pode demorar até chegarmos ao lugar onde realmente queremos trabalhar para sempre, e até pode nem chegar essa oportunidade, mas o mais importante é desafiarmo-nos todos os dias e tirar o máximo de proveito de cada oportunidade que nos surja.
Como eterna alumna com o “coração azul”, vou continuar sempre a apoiar a LisbonPH e a aplaudir, com o maior orgulho, todos os feitos da nossa Júnior Empresa. Se fosse possível voltar atrás, faria tudo de novo. Por isso, deixo um grande incentivo a quem tem a oportunidade de fazer parte desta equipa, para aproveitarem ao máximo esta experiência única e, para quem ainda tem dúvidas, arriscar.
Sempre ao dispor,
Francisca Mourinha