Investigação e Desenvolvimento de Fármacos
Como farmacêutico e aluno de doutoramento na FFULisboa, penso que o problema do decréscimo no número de novos medicamentos verdadeiramente inovadores é um flagelo preocupante, em particular pelo impacto na Saúde Pública e no acesso do doente ao medicamento, sendo que as poucas novas terapias cada vez mais avançadas acarretam também um largo encargo económico associado. A questão do porquê deste decréscimo de produtividade da Research & Development (R&D) farmacêutica é complexa e multidisciplinar, sendo um dos principais problemas o facto de estarmos numa situação onde são necessários tratamentos cada vez mais intrincados para patologias cada vez mais complexas e difíceis de tratar.
No entanto, mesmo com o acesso a novas tecnologias combinatórias e que permitem o high-throughput screening de vários candidatos com atividade, o número real de potenciais moléculas ativas a entrar em ensaios clínicos não sofreu um aumento substancialmente relevante, assim como o número de moléculas a chegar à clínica. Uma das justificações será a translação científica de um objetivo mais exigente, que é o de minuciosamente compreender a fisiopatologia e desenhar novas oportunidades terapêuticas, para um cumprimento de objetivos baseados em volume, dando origem a um nível sem precedentes de fármacos “me too”.
A questão de como pode, num mercado saturados de “me too’s”, o R&D adaptar-se de forma a responder com sucesso a realidades cada vez mais problemáticas da Saúde Pública e que amplamente afetam de forma negativa a esperança média de vida e a qualidade de vida de doentes e dos seus familiares, é igualmente complexa e deve ser discutida.
Como tal, neste projeto tentamos juntar profissionais da área clínica e académica, assim como especialistas da Indústria Farmacêutica, de forma a abordar o estado da arte do desenvolvimento de novos fármacos em três áreas terapêuticas altamente impactantes na sociedade, com vista a avaliar os problemas, as soluções atuais e as necessidades da área clínica.
Caso seja da sua área de interesse, poderá aceder diretamente às inscrições em http://bit.ly/DrugDiscoveryandDevelopmentInscriçãoo