Top 10 dicas para o LinkedIn

O LinkedIn é uma rede profissional poderosa, mas os resultados só aparecem quando dedicamos algum tempo para o deixar apelativo e alinhado com os nossos objetivos profissionais.

 

Seja para encontrar emprego, crescer na carreira ou para encontrar clientes, utilizar o LinkedIn é muito mais fácil do que se possa imaginar. Basta um pouco de boa vontade para começar e depois é só manter a regularidade. 

 

Mas por onde começar a usar o LinkedIn?

 

Deixo-vos as minhas Top 10 dicas LinkedIn para que possam começar com o pé direito nesta rede profissional:

 

  1. Defina um único objetivo: É possível ter mais de um objetivo, mas se está a começar agora, sugiro focar-se em apenas um para facilitar. Este pode ser encontrar um emprego, obter uma promoção, encontrar candidatos e/ou clientes ou, simplesmente, construir autoridade e fortalecer a sua network.

 

  1. Otimize o seu Perfil: O perfil deve estar completo, com todas as informações preenchidas. Mas só isso não basta! É necessário que o perfil esteja alinhado com o seu objetivo profissional atual. Por exemplo, se está numa fase de mudança de carreira ou pretende deixar o seu emprego para construir o seu próprio negócio, o seu perfil deve demonstrar essa mudança. 

 

  1. Use palavras-chave no título: Palavras-chave são termos que usamos quando fazemos uma pesquisa no Google ou noutro motor de pesquisa. No LinkedIn é igual,  deve utilizar as palavras-chave relacionadas com a sua área profissional para que o seu perfil apareça quando alguém faz uma pesquisa.

 

  1. Foto: Um dos piores erros cometidos no LinkedIn é ter uma foto de má qualidade ou, pior ainda, não ter fotografia de perfil. A maioria das pessoas  não aceitam uma conexão de perfil sem fotografia. Então, corra para escolher uma fotografia atual, na qual esteja com uma postura profissional, simpática e representativa do seu cargo atual.

 

  1. Sobre: Esta é a seção mais difícil do perfil, sem sombra de dúvidas. Fale sobre as suas experiências, resultados e o que o diferencia. Pode também enumerar as suas principais competências técnicas e soft skills. E não se esqueça de deixar um email de contacto.

 

  1. Peça recomendações: Ao pedir recomendações às pessoas com quem trabalhou (colegas, professores, chefes, funcionários, fornecedores ou clientes) vai conseguir  aumentar a credibilidade do seu perfil.

 

  1. Preencha o campo “Competências”: Este campo é muito importante. Use palavras-chave para facilitar o trabalho do motor de pesquisa do LinkedIn.

 

  1. Experiências: Aqui não se limite ao cargo atual, nome da empresa e período trabalhado. Faça uma breve descrição de cada uma das suas experiências para estabelecer o seu percurso profissional até o momento.

 

  1. Publique conteúdos: Escreva publicações sobre temas relacionados com a sua área profissional para atrair a atenção dos recrutadores ou dos potenciais clientes.

 

  1. Relacione-se com a sua rede: Ter um perfil impecável é apenas o primeiro passo. Isso porque o perfil é estático, ninguém vai entrar no seu perfil todos os dias para ver o que anda a fazer. A solução para movimentar o seu LinkedIn é muito simples: converse com as pessoas.

Faça comentários em publicações que tenha gostado, envie mensagem privada para colegas que não vê há algum tempo e ofereça ajuda sempre que puder.

Estas foram as minhas Top 10 dicas para a boa utilização do LinkedIn. Além de segui-las, eu recomendo que complete o seu perfil em todos os detalhes, pois isso vai aumentar a visibilidade do mesmo.

 

***

Karla Martins é professora, mentora e consultora do LinkedIn.

 

E-mail: geral@karlamartinsconsulting.com

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/karlamartins-consulting/